• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Primeiro debate entre candidatos ao governo não contribui para decisão do eleitor


Jaqueline Alencar / Rondonoticias

Publicada em: 19/09/2018 10:32:22 - Atualizado


PORTO VELHO: O primeiro debate entre os candidatos ao Governo não foi marcado com o que propõe o tema do programa: o debate. Além de não conseguirem apresentar suas propostas de forma concreta, Acir Gurgacz (PDT), Expedito Junior (PSDB), Coronel Marcos Rocha (PSL), Coronel Charlon (PRTB), Pimenta de Rondônia (PSOL) Vinicius Miguel (Rede) e Maurão de Carvalho (PMDB), também não conseguiram promover uma discussão construtiva em torno dos assuntos abordados de forma que realmente contribuísse para uma decisão dos eleitores.

“Morno, calmo e sem embates”. Foi o que a maioria dos noticiosos que acompanharam o programa transmitido ao vivo na noite desta terça-feira (18) pela TV Alamanda (SBT) de Porto Velho avaliou.

O debate foi divido em cinco blocos, mas na verdade se resumiu em três, sendo um deles marcado com perguntas feitas por representantes de entidades não governamentais como Fetagro, Sebrae, Fecomércio e Fiero, que questionaram apoio aos micro e pequenos empresários e geração de empregos, mas não obtiveram propostas concretas dos candidatos sobre o tema.

Em apenas dois dos blocos, quando os candidatos fizeram perguntas entre si, o debate progrediu um pouco mais, já que o primeiro se resumiu a uma apresentação mais pessoal do que de propostas, e o último focado mais no pedido de voto para o eleitor.

Em geral, os assuntos mais abordados ficaram em torno da agricultura que se resumiu a Regularização Fundiária e alguns investimentos feitos pelos candidatos que já exerceram mandatos; e infraestrutura se resumindo à tão falada duplicação da BR 364, da 319 que liga o estado à Manaus, melhorias estradas rurais e algumas pinceladas sobre a necessidade de novas Rodoviárias da Capital e outros municípios do estado.

Com relação à saúde, as propostas se resumiram em melhorias nas principais unidades de saúde já existentes do estado, e a construção do novo Hospital Regional de Ariquemes, que está emperrada há mais de cinco anos.

A educação foi tratada de forma quase que igualitária por todos se resumindo à educação integral e ao tema mais usado em todas as campanhas eleitorais dos últimos tempos “a valorização dos professores”.

A segurança teve uma rápida abordagem apenas no final do quarto bloco e se restringiu em torno dos Centros de Ressocialização construídos nos últimos dois anos pelo Governo do Estado, mas que sofrem com freqüentes fugas de presos, a exemplo das que vem ocorrendo em Ariquemes.

O meio ambiente foi marcado com rasos comentários sobre Reservas Ambientais como: "é possível adequar sem prejuízo"; e a cultura, esporte, lazer e ações sociais simplesmente não foram sequer citadas no debate.

Nossa opinião

Como não poderia ser diferente, o combate à corrupção e os pedidos de renovação, entraram no primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Estado e o clamor por “mudanças”.

Mas em resumo, não chegaram nem perto do convencimento do telespectador de, até que ponto, as mudanças ou renovação no cenário político atual serão de fato reais, e até onde os postulantes podem de fato contribuir para melhorias em favor da qualidade de vida da população e do desenvolvimento do estado, já que, os que estão no poder e pleiteiam vôos mais altos pregam a continuidade, e os que defendem tal renovação, não demonstraram total segurança no sentido de estarem preparados para todos esses desafios a serem enfrentados.


Fale conosco