• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

TRE indefere chapa de Fátima Cleide e ela está fora das eleições de outubro


Publicada em: 20/09/2018 22:02:26 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - Durante sessão realizada na tarde desta quinta feira, 20, o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia declarou inapta e indeferiu o registro da chapa encabeçada pela ex-senadora Fátima Cleide (PT), candidata ao Senado.Com esta decisão Cleide está fora fora das eleições.

ENTENDA O CASO:

Em decisão anterior, o TRE já havia indeferido o segundo suplente da chapa de Cleide, Josoé Pessoa de Souza, por não apresentar comprovante de escolaridade, conforme preceitua a Lei Eleitoral. 

Em vista disso, Josoé deveria valer-se de recurso para reverter a decisão, mas não o fez. Ele teria, no entanto, o prazo estendido até o dia 17, às 19 horas, indicando o nome de um substituto, mas deixou transcorrer o prazo legal sem tomar nenhuma providência.

O QUE DIZ A LEI

A legislação exige que a chapa, composta do candidato e dois suplentes, esteja regular, ou seja, com os registros de seus integrantes deferidos, o que não ocorreu no caso do segundo suplente da ex-senadora Fátima Cleide.

O JULGAMENTO

No decorrer do julgamento os magistrados entenderam que foram dados todos os prazos previsto em lei e também as garantias legais para que as alterações fossem realizadas, mas nenhuma providência foi tomada.

PRAZO ESGOTADO

Na quarta feira, 19, com o prazo já expirado é que a coligação resolveu peticionar e encaminhar um novo nome, mas já não havia mais tempo para a troca.

O PLACAR DO JULGAMENTO

Por sete a zero, inclusive com o voto do presidente do TRE, desembargador Sansão Saldanha, a Corte indeferiu o registro da chapa e declarou seus integrantes inaptos para continuarem na disputa eleitoral.



Fale conosco