• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

1º Debate do 2º turno foi importante para os eleitores avaliarem candidatos

Blocos foram marcados por acusações entre Expedito Júnior e Marcos Rocha


Rondonoticias

Publicada em: 19/10/2018 13:39:18 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - O primeiro Debate do segundo turno em TV aberta entre os dois candidatos ao Governo de Rondônia realizado na noite desta quinta-feira (18) na Faculdade Sapiens, em parceria com a TV Meridional (Band) de Porto Velho, deu contribuição de escolha para o eleitor avaliar os candidatos.

Segundo o candidato Expedito Júnior (PSDB) foi “positivo”, e apesar de “acalorado, importante para que o eleitor faça sua análise sobre as propostas dos candidatos e decida seu voto”.

O candidato coronel Marcos Rocha (PSL), disse que a oportunidade mostrou “a característica de cada candidato, o que define qual é a melhor opção para o eleitor”.

O primeiro bloco do debate começou com perguntas feitas por representantes das Associações, órgãos públicos e privados. A primeira foi feita pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Rondônia (Facer) sobre piscicultura.

Marcos Rocha foi sorteado para responder em primeiro lugar, e destacou que a piscicultura do estado que era de 10 mil toneladas de produção/ano, e passou para 100 mil/ano no Governo anterior, “prova de que o estado é forte no setor, mas ainda restam ações a serem desenvolvidas, a exemplo das fábricas de rações para apoiar produtores e tecnologias para melhorar a qualidade”.

Expedito Júnior alfinetou e por sua vez, disse que, “se dependesse do estado, o setor já teria sido eliminado, pois se esqueceu da comercialização e mercadologia, a exemplo da falta de asfaltamento da BR 319 e investimentos na defesa sanitária, o que evita doenças no setor”.

A Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) questionou sobre propostas de inovação para o estado. Marcos Rocha apresentou o incentivo à pesquisa nas universidades, robótica e produção sustentável que já contribuem como exemplo, o café clonal como algumas das alternativas. “Mas a resposta não será imediata, e a ciência aplicada à produção certamente fará mudanças”, afirmou.

Como solução neste sentido, Expedito sugeriu a união da iniciativa privada e pública “a fim de proporcionar melhorias de forma ampliada em vários setores”.

Segurança, Educação e Saúde

No segundo bloco, as perguntas foram entre os candidatos. Expedito questionou sobre Delegacias que foram extintas nos bairros quando Marcos Rocha era secretário de Justiça no Governo Confúcio Moura.

Marcos Rocha, não deixou clara sua resposta e se restringiu apenas em dizer que está sendo perseguido com fakes News.  

Ao ter oportunidade de réplica, Expedito disse que vai retornar com as Delegacias nos bairros, “por serem, e além delas, as Delegacias da Mulher”.

Por sua vez, Marcos Rocha questionou Expedito sobre educação através das Escolas Militares. O candidato do PSDB disse que “é possível regionalizarmos, mas a militarização será discutida com os setores responsáveis, pais e alunos, tornando a Escola extensão junto à família, abrindo este amplo diálogo com a classe educadora”.

Frisando que já foi diretor da Escola Tiradentes na capital e professor, e por isso sabe que muitas famílias almejam vaga para os filhos nas Escolas Militares, o candidato do PSL disse que neste sentido, pretende implantá-las nos principais municípios do estado.

Ainda sobre este assunto, os candidatos também explanaram propostas para melhorias na qualidade na educação.

Usando o exemplo das obras paradas na segurança pública, Expedito questionou severamente: “este será o mesmo modelo que o sr vai utilizar para a Saúde?”.

“Fui secretário de Justiça, tínhamos 10 obras paradas. Consegui concluir em dois anos quase todas, e terminei deixando todas em continuidade”, respondeu Marcos Rocha, acrescentando que em relação à Saúde, “os Hospitais como o João Paulo e a Regional de Cacoal serão melhor analisados, e nosso objetivo neste sentido é também fazer pequenos centros de atendimento de urgência e emergência”.

Ao tratar o tema, o candidato tucano afirmou que a saúde precisa ser regionalizada. “Em Ariquemes, por exemplo, a obra está parada há três anos, um exemplo de ineficiência do Governo anterior. Dinheiro do João também está na conta e também não foi executado”, citou.

Acusações

Entre vários momentos “acalorados” do debate, também esteve o que Marcos Rocha falou sobre corrupção e acusou Expedito de ter sido cassado duas vezes. Com pedido de direito de resposta garantido, Expedito rebateu: “a única cassação que tive, foi uma armação patrocinada por um político do Estado que hoje está preso e está apoiando o sr”.

O candidato do PSDB também não deixou por menos e questionou o do PSL, -que repetitivamente dizia o nome e que tem “apoio de Jair Bolsonaro”-, sobre o reconhecimento da Justiça de que ele tem sim apoio do MDB, PDT e PSDC. Na negativa, Expedito mais uma vez disparou: “saia do armário candidato e assuma quem o está te apoiando”.

Marcos Rocha também foi acusado por Expedito de não assumir nenhum cargo de relevância na Polícia Militar, com exceção a diretoria do Colégio Militar de Rondônia, o que também foi negado por Marcos Rocha.

Estradas

Sobre investimentos para melhorias das Rodovias Estaduais, Marcos Rocha disse que “é preciso dar continuidade às usinas de asfalto e que com apoio do Exército pode melhorar as estradas”.

Em relação ao tema, Expedito, propôs a recuperação dos maquinários do DER (Departamento de Estradas, Rodagens e Transportes) que conforme relatou, “foram transformados em um verdadeiro cemitério de máquinas, e com assim, recuperar as Rodovias em parceria com as Prefeituras”.

Ainda no debate, os candidatos também falaram sobre empreendedorismo, saneamento, tributos e impostos, economia do estado com enfoque em incentivos para o setor e orçamento, turismo, geração de empregos e renda.

Considerações finais

Em suas considerações finais, Expedito Junior pediu oportunidade para governar o estado a partir de 2019 “para que juntos, possamos interromper este ciclo de 8 anos do MDB no estado de Rondônia. Estou preparado, e Rondônia terá um Governo mais humano, à favor da população e também encontrando caminhos para melhorar a vida dos servidores”.

Marcos Rocha reforçou o discurso que vem utilizando na Campanha. “Nunca fui candidato, nunca tive cargo eletivo, cumpri missões que me deram capacidade e experiência para exercer meu cargo. Quero trabalhar em favor de todos. Estamos juntos, numa guerra, onde muitos buscam benefícios pessoais, trabalho com a verdade e não com a mentira. Juntos, vamos fazer a mudança que tanto precisamos, vamos mudar Rondônia de verdade!”.

+ Debates

Além do Debate realizado na noite de ontem, os candidatos do segundo turno ao Governo do Estado também participaram de uma sabatina no auditório do Oscar Hotel, em Porto Velho, denominada "Painel dos Governadoráveis" promovida pela Associação Rondoniense de Municípios (Arom), e se enfrentarão em outros debates na capital do estado: nesta sexta-feira (19) na SIC TV Record às 17h30; no dia 24 na Sede do Sintero às 17 horas; no dia 25 na TV Rondônia (afiliada Globo) às 22 horas; e no dia 26 na TV Allamanda (SBT) às 12h15.


Fale conosco