• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Irreconhecível no debate, Marcos Rocha facilita e Expedito pode ganhar as eleições


Rondonoticias

Publicada em: 26/10/2018 09:37:38 - Atualizado


PORTO VELHO -RO - A TV Rondônia, afiliada da Rede Amazônica de Televisão, realizou na noite dessa quinta feira, 25, o último debate entre os candidatos ao governo de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) e Expedito Junior(PSDB).

O debate foi dividido em 4 blocos, sendo o 1º e 3º destinados a perguntas com tema livre; já nos 2º e 4º blocos os temas foram sorteados ao vivo com a presença da assessoria dos candidatos.

INÍCIO: 

O encontro foi marcado por ataques de caráter pessoal e pela apatia do candidato Marcos Rocha, ao contrário de debates anteriores, pois  não conseguia sair dos "petardos" desferidos pelo adversário, nem muito menos concatenar idéias claras para sua defesa.

O candidato tucano Expedito Júnior, mais a vontade diante das câmeras, por diversas vezes, associou o adversário a governo passados,  citando supostos processos judiciais que Marcos Rocha responde, tanto na justiça comum, quanto no Tribunal de Contas.  “Você diz que é ficha limpa, mas responde a vários processos por envolvimento com a corrupção”, disse o candidato, insinuando ter documentos que comprovassem sua afirmativa, dizendo que no dia seguinte passaria para a imprensa.

Ao responder, Rocha rebateu as afirmações feitas por Júnior, negando qualquer envolvimento e dizendo serem oportunistas as acusações e que não responde a processos. O candidato aproveitou e afirmou que Expedito Júnior foi cassado durante o mandato de senador e que ficou inelegível durante 8 anos. “O senhor não tem moral para combater a corrupção e nem os corruptos, pois já foi cassado e condenado”, rebateu.

PROJETOS DE GOVERNO: 

Expedito Júnior defendeu atuar junto ao Governo Federal para aprovar leis que endureçam as penas contra pessoas condenadas e que proíbam as saídas temporárias, além de estimular o policiamento ostensivo. Ele também prometeu fortalecer o ensino técnico, para aumentar as oportunidades de jovens carentes.

Marcos Rocha destacou sua proposta de ampliar o sistema de saúde. Garantiu a construção de novos hospitais e a capacitação e contratação de profissionais. “Vamos priorizar a saúde para garantir um atendimento digno ao cidadão”, afirmou.

Outros projetos ressaltados pelos candidatos dizem respeito à saúde e educação. “Vamos fortalecer o atendimento no interior construindo novos hospitais regionais, e já garantimos recursos para a construção do novo hospital João Paulo II”.

MOMENTO BIZARRO:

Um dos pontos bizarros do debate foi quando o candidato tucano Expedito Júnior perguntou, a propósito de declarações feitas pelo próprio Marcos Rocha, de que havia sofrido tentativa de suborno. Júnior quis saber o por quê de ele não ter prendido na hora seu corruptor. Rocha respondeu: "Estava com o pé quebrado".

ÚLTIMOS BLOCOS:

Nos últimos blocos, os ânimos se acalmaram um pouco e os candidatos apresentaram algumas propostas. Para a segurança pública, Marcos Rocha defendeu fortalecer as policias Civil e Militar e angariar mais recursos para investigar, além da modernização e construção de novas delegacias.

Expedito disse que vai contar com a tecnologia para melhorar a inteligência das polícias, em questões de natureza administrativa, além do contínuo uso no campo para melhor a genética dos grãos.

Durante todo o decorrer do debate, Rocha parecia acuado. Apático não conseguia respostas convincentes das acusações que sofria e deixou os estúdios da TV visivelmente cabisbaixo, enquanto que o candidato tucano demonstrando "ar de riso", saía como se tivesse vencido o embate.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Em suas considerações finais, Marcos Rocha afirmou que é o único candidato da mudança verdadeira. “Somos o candidato da mudança e estamos com Jair Bolsonaro. Juntos vamos mudar o nosso estado”. Marcos Rocha disse que as “eleições nacionais já se encerraram”, indicando a vitória de Jair Bolsonaro (PSL), e que ele será o “governador de todos os rondonienses”.

Expedito ao se despedir, agradeceu o apoio de sua família e correligionários, dizendo não ser candidato de Bolsonaro, mas sim do povo de Rondônia. Pediu atenção ao eleitor para o preparo que tem para governar Rondônia. "Conheço os 52 municípios e seus prefeitos. Sei da necessidade de cada um, ao contrário de meu adversário, peço seu voto para o número 45 no domingo.

O debate foi conduzido pelo jornalista Wilson Kirsche, da RPC, afiliada Rede Globo.  


Fale conosco