• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Novos "inquilinos" do Legislativo Estadual se assanham para assumir a presidência da Casa


Rondonoticias

Publicada em: 31/10/2018 11:15:14 - Atualizado

PORTO VELHO - RO - As negociações para a escolha do novo presidente do Poder Legislativo estadual, antes mesmo da diplomação dos eleitos e a chegada do ano que vem, já são cardápio diário nos corredores da Casa de Leis.

Todos sabem que o "ungido" deve passar, necessariamente, pelo crivo dos mais antigos, como do atual presidente Maurão de Carvalho-MDB, cheio de aliados e pelas bençãos do novo governador Marcos Rocha-PSL, interessado direto na eleição do novo dirigente do Poder.

Muitos eleitos, sem nenhum cacife ainda, andaram se assanhando esta semana, como é o caso do sargento Eyder-Brasil-PSL, Jair Montes-PTC e Marcelo Cruz-PTB e buscam conversas de "pé de orelha" com os veteranos e outros futuros pares.

Em raias separadas, no entanto, correm os deputados Lebrão e Jean de Oliveira, reeleitos no último pleito, e do mesmo partido, o MDB, ávidos por assumir o poder. 

Para analistas políticos, ambos são os mais cotados, mas  Jean de Oliveira, leva certa vantagem sobre Lebrão, pelo fato de ter o pai, embora foragido, exímio articulador e conhecedor de negociações soturnas no subterrâneo da Casa de Leis.

É claro que muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte, mas já tem gente se apresentando como futuro dirigente do Legislativo Estadual. 

Trata-se do sargento Eyder Brasil-PSL, deputado eleito, cujo processo partidário ainda se encontra em julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em recente visita ao novo prédio, se dirigiu ao corpo funcional que cuida da transição de natureza física do Poder e disse: "Para quem não me conhece sou deputado Eyder Brasil, 'homem de confiança do Bolsonaro' e pretendo ser o presidente de vocês".

Experientes funcionários que carregavam caixas e pilhas de documentos, trataram dispensar tratamento vip  ao novo inquilino e nas cochias do prédio, balbuciaram: "Vai ter que aprender muito esse rapaz".


Fale conosco