• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Luizão do Trento e Juliana Roque não irão concorrer as eleições suplementares

TRE marcou novas eleições para Rolim e Pimenta Bueno para o dia 9 de dezembro


Publicada em: 02/11/2018 13:47:38 - Atualizado

Zona da Mata RO – O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) marcou para o dia 9 de dezembro deste ano, as eleições suplementares para Rolim de Moura e Pimenta Bueno, cidades da região da Zona da Mata no estado. O novo pleito foi determinado após os prefeitos e vices de ambos os municípios terem sido cassados. 

A ex-prefeita de Pimenta Bueno, Juliana Roque (PSB), esposa do deputado estadual Cleiton Roque (PSB), afirmou que não concorrerá a nova eleição. A mesma decisão também foi tomada pelo prefeito afastado de Rolim de Moura, Luiz Ademir Schock, conhecido como Luizão do Trento (PSDB). Os dois recorreram em Brasília contra o processo que determinou novas eleições e aguardam julgamento.

Sobre a decisão do TRE, Juliana afirma que já existe um recurso em Brasília, aguardando para ser julgado. No entanto, é um recurso que não tem data prevista.

“Nós já entendemos a decisão da Justiça. Meus advogados recorreram com o pedido de liminar, não por causa da eleição em si, mas da decisão que houve do TRE em Rondônia. Há um recurso que pode ser julgado a qualquer momento e cancelar as novas eleições, mas não foi para isso que recorremos”, explicou Juliana.

Questionada se vai se candidatar ao cargo de prefeita novamente, Juliana Roque negou.

Já a assessoria do ex-prefeito Luizão do Trento também afirmou que existe um recurso contra o processo que ainda não foi julgado. Ele pode anular ou não as novas eleições. Diante disso, o político preferiu não arriscar uma nova candidatura e ter a chapa cassada.

Cassações

Em Pimenta Bueno, Juliana Roque e Luiz Henrique foram cassados por supostamente terem contratado quatro ‘formiguinhas’ e não terem prestado contas desse serviço, além disso, teriam recebido uma doação ilegal no valor de R$ 6 mil.

Já em Rolim de Moura o motivo da punição, segundo o TRE, é pelo suposto uso de recursos de pessoas jurídicas, de forma direta e indireta, a captação ilícita de recurso para fins eleitorais e ‘caixa dois’ na campanha de 2016 do prefeito Luizão do Trento e do vice, Fabrício Melo de Almeida (PSD).

Calendário

Segundo divulgado pelo TRE, nos dias 5 e 6 de novembro deve acontecer as convenções partidárias – quando os candidatos e coligações devem ser apresentadas. Já no dia 8 do mesmo mês, iniciam as propagandas eleitorais que devem ser veiculadas até o dia 8 de dezembro.

No domingo, dia 9 de dezembro, acontecem as eleições das 8h às 17h. A diplomação dos candidatos eleitos deve ser feita até o dia 20 de janeiro de 2019.

Fonte: TRE e g1/ro


Fale conosco