• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Deputado Laerte Gomes quer avanços do sistema cooperativista em Rondônia


ALE RO

Publicada em: 23/11/2018 16:10:10 - Atualizado

Deputado Laerte Gomes quer avanços do sistema cooperativista em Rondônia

RONDÔNIA - O líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB) este em Brasília, onde visitou a sede nacional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O parlamentar foi recebido pela gerente-geral da entidade, Tânia Zanella e pelo superintendente da OCB, Renato Nobile. 

Ciente de que Rondônia precisa avançar no setor, Laerte informou que a visita serviu para buscar mais conhecimento sobre o sistema cooperativista. Segundo o deputado, atualmente, Rondônia se destaca, apenas no cooperativismo financeiro. 

“Precisamos atrair cooperativas para outros segmentos de Rondônia, como o setor produtivo, principalmente em relação à produção de leite e seus derivados, a cafeicultura dentre outros itens onde a produção é grande o suficiente”, argumentou Laerte. 

O deputado afirmou que, hoje, Rondônia está à mercê das indústrias privadas, que dominam os preços sem a interferência de um órgão regulador. O deputado defende que dentro das cooperativas o produtor é o dono e a cooperativa é o modelo de regulação. 

“Se acontece uma queda de mercado ou qualquer oscilação, as cooperativas não terão interesse de prejudicar os próprios donos, no caso, os produtores. Enquanto hoje as indústrias se aproveitam da crise para desvalorizar o preço das produções rurais e aumentá-lo nas prateleiras dos supermercados”, esclareceu Laerte Gomes. 

Pelo modelo de assentamento de pequenos produtores que o Estado tem, Laerte disse entender que Rondônia é ideal para o avanço do cooperativismo. 

“Essa, com certeza, será uma das bandeiras do nosso próximo mandato. Trabalhar para atrair cooperativas para Rondônia e assim, agregar mais valor aos nossos produtos e gerar mais emprego”, destacou o parlamentar. 

A gerente-geral da OCB, Tânia Zanella e o superintendente da entidade, Renato Nobile reconheceram que Rondônia é um dos estados de maior sucesso no sistema cooperativista financeiro. Eles concordaram com o deputado ao afirmarem que o Estado precisa avançar em outras áreas. 

A diretoria da OCB se colocou à disposição do parlamentar e informou que a organização já iniciará trabalhos de estudos e levantamentos, principalmente, com cooperativas de outros estados que têm interesse na abertura de filiais ou de se instalarem em Rondônia. 

“Vamos manter essa parceria e esse diálogo com o deputado Laerte Gomes”, finalizou Tânia Zanella.


Fale conosco