• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Maurão de Carvalho critica aumento nas contas de energia em Rondônia

Assembleia se mobiliza contra o reajuste, considerado abusivo, quatro meses, após a privatização da empresa de energia.


ALE RO

Publicada em: 14/12/2018 10:38:28 - Atualizado



RONDÔNIA - O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), criticou o aumento nas contas de energia elétrica nas empresas, comércios e residências de Rondônia, com percentuais de 24,58% a 27,12%, pegando a todos de surpresa neste final de ano e gerando onda de protestos contra o reajuste, considerado abusivo e inoportuno.

"Não dá para aceitar, Rondônia possuir duas grandes hidrelétricas, gerando energia para o país, ter uma tarifa de energia cara e agora aumentar mais ainda, em torno de 25%, muito acima da inflação e isso apenas quatro meses, após a empresa ter sido privatizada. Não podemos aceitar esse aumento, pois penaliza as famílias, os comerciantes, empresários e produtores rurais que precisam da energia", desabafou Maurão.

Para o deputado, a promessa de privatização era de que o serviço iria melhorar e a conta iria baixar. "Mas, a única coisa que fizeram foi aumentar a tarifa de energia, que já é uma das mais caras do país. Já me reuni com empresários e comerciantes, além de ter recebido pedidos de muitas pessoas, querendo uma ação nossa e estamos nos mobilizando para lutar contra esse absurdo", relatou.

Maurão disse que a Assembleia vai discutir, na próxima semana, formas de derrubar o reajuste autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), esta semana. "É inaceitável. Todos precisamos de energia e o aumento de 25% é impagável, pois penaliza a todos. Uma família que paga R$ 200 de energia por mês, vai pagar agora R$ 250. Não tem justificativa e precisamos fazer pressão para a revogação desse reajuste", completou.

Entidades sindicais, empresariais e diversos outros segmentos se mobilizam contra o aumento, que gerou indignação em toda a sociedade. "A Assembleia está junto nessa luta e nos colocamos à disposição para contribuir com esse movimento, que é de toda a sociedade de Rondônia, que está indignada", finalizou.


Fale conosco