• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

TRE define nesta sexta-feira sobre novas eleições em Candeias do Jamari

Atualmente Candeias é administrada pelo presidente da Câmara, que aguarda definição do TRE para chamar novas eleições municipais.


Diário da Amazônia

Publicada em: 16/05/2019 17:12:27 - Atualizado


RONDÔNIA - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RO) começa a definir nesta-sexta feira, 17, a situação eleitoral e administrativa do município de Candeias do Jamari, que está sem prefeito desde o afastamento por parte da Câmara de Vereadores, de Luis Ikenohuchi (DEM), por suposto envolvimento em irregularidades administrativas. Atualmente Candeias é administrada pelo presidente da Câmara, que aguarda definição do TRE para chamar novas eleições municipais.

Ikenohuchi foi eleito vice-prefeito na chapa de Chico Pernambuco (PSB), que foi assassinado a tiros em frente a própria casa, ainda no primeiro ano de governo, em crime que vem sendo atribuído pela polícia à parentes do próprio vice, motivados por espaço na administração municipal e financiamento de campanha.

E se depender do posicionamento da Procuradoria Regional Eleitoral (PRE/RO), que está vinculada ao Ministério Público Federal (MPF/RO), o prefeito afastado de Candeias do Jamari Luis Ikenohuchi (DEM) continuará fora do cargo definitivamente.

A procuradora Gisele Dias Bleggi apontou que o município deverá passar por novas eleições. “Do exposto, inexistindo decisão judicial apta a suspender os efeitos da decisão da Câmara Municipal que determinou a cassação do Prefeito de Candeias do Jamari/RO, o qual sucedera ao cargo em razão do falecimento do titular, entende o Ministério Público Eleitoral pelo cabimento de realização de novas eleições para o cargo de prefeito e vice, na forma do art. 83, caput, da Lei Orgânica daquele município c/c arts. 29 e 30 da Constituição Federal”, afirmou a procuradora

Os envolvidos no processo são a Câmara Municipal de Candeias, representada pela advogada Cristiane Pavin, além dos partidos PROS, PMN e PSB, todos eles atuando através do eleitoralista Juacy Loura Júnior. Ikenohuchi é defendido nos autos pelo advogado Manoel Veríssimo Ferreira Neto.


Fale conosco