• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de abril de 2024

Silvia Cristina vota para tirar COAF das mãos de Moro

Outros três deputados federais de Rondônia estavam ausentes da Sessão. Os demais votaram contra


Publicada em: 23/05/2019 08:17:48 - Atualizado

RONDÔNIA - A deputada federal Sílvia Cristina (PDT-Rondônia) despertou a fúria das redes sociais na noite desta quarta-feira ao votar a favor de retirar o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) das mãos do ministro da Justiça, Sérgio Moro. O voto da deputada atende  a um desejo de parlamentares flagrados pela Lava Jato e que queriam se vingar do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça.

Dos oito deputados federais de Rondônia, somente Silvia Cristina votou favorável à retirada do Coaf de Moro. Coronel Chrisóstomo (PSL), Expedito Netto (PSDB), Léo Moraes (PODEMOS) e Mauro Nazif (PSB) que também compõem a Bancada Federal do estado votaram a favor da permanência do COAF com o Ministro Sérgio Moro. Já Jaqueline Cassol (PP), Mariana Carvalho (PSDB) e Lúcio Mosquini (MDB) estavam ausentes.

Em entrevista ao Jornal Nacional há alguns dias, o ministro antecipou o que aconteceria se o Coaf saísse do controle do Ministério da Justiça: 

“Em matéria de segurança pública e enfrentamento ao crime organizado, a integração é tudo. Nós, então, entendemos que o Coaf é um órgão extremamente importante para a prevenção da lavagem de dinheiro. E isso vai facilitar a integração principalmente com os órgãos policiais e do Ministério Público. Assim, isso vai facilitar o enfrentamento a lavagem de dinheiro, ao crime organizado e a corrupção. Essa é a ideia. O presidente Bolsonaro, assim como eu, nós respeitamos a decisão do Congresso. Nós estamos respeitosamente querendo convencê-los de que o melhor lugar para o Coaf é aqui no Ministério da Justiça. Agora, evidentemente, a decisão é dos parlamentares”.

Nessa quarta-feira, Sílvia Cristina e mais 227 colegas decidiram que o Coaf deve sair do controle de Sérgio Moro. Outros 210 parlamentares votaram por manter o órgão sob o comando do ex-juiz federal, que se notabilizou por mandar para a cadeia vários corruptos envolvidos na Operação Lava Jato.

O Coaf é essencial para o rastreamento de fluxos de dinheiro ilegal. Com o avanço da tecnologia digital e a elevada informatização do sistema bancário do país, o conselho, criado em 1998, se converteu em ferramenta básica na segurança pública.

MORO LAMENTOU
Sergio Moro lamentou a decisão do plenário da Câmara que transferiu o Coaf para o Ministério da Economia.

“Sobre a decisão da maioria da Câmara de retirar o Coaf do Ministério da Justiça, lamento o ocorrido. Faz parte do debate democrático. Agradeço aos 210 deputados que apoiaram o MJSP e o plano de fortalecimento do Coaf”, disse ao O Antagonista.

A devolução do Coaf para o Ministério da Economia enfraquece o poder investigativo do órgão, de acordo com especialistas em combate à corrupção.




Fonte: O Antagonista 


Fale conosco