• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

De Genebra, na Suíça, Mariana Carvalho justifica sua ausência em votação


Publicada em: 24/05/2019 11:07:10 - Atualizado

Porto Velho, RO - Em nota de esclarecimento em que começa relatando as votações polêmicas da Câmara Federal, a deputada federal Mariana Carvalho (PSDB) informa que está na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão vinculado à ONU e que se istivesse no Brasil votaria SIM para que o COAF ficasse no Ministério da Justiça.

A deputada federal rondoniense participa do evento em Genebra na Suíça, representando a Câmara dos deputados.

CONFIRA ABAIXO NOTA

Nota de Esclarecimento – Votação sobre o Coaf

Sempre mantive meu compromisso contra a impunidade e por todo e qualquer tipo de investigação. Quem acompanha meu trabalho na Câmara dos Deputados sabe que votei pelo impeachment da ex-presidente Dilma, pela cassação do deputado Eduardo Cunha e pelo processo que investigaria o então presidente Michel Temer.

Nunca me abstive em votações que tratem do combate à corrupção. O COAF tem um papel fundamental no combate e prevenção a fraudes financeiras e, se presente à votação, votaria para mantê-lo no Ministério da Justiça.

Minha ausência da votação se deu única e exclusivamente porque assumi uma importante relatoria para o Brasil na União Interparlamentar (UIP), que congrega parlamentares de 179 países. Com isso, minha presença se tornou indispensável na 72ª Assembleia Mundial da Saúde, na sede da Organização Mundial de Saúde (OMS), órgão vinculado à ONU. 

É a primeira vez que uma deputada brasileira assume tal papel, uma honra para mim e para o nosso país. Somos três relatores: eu e outros dois parlamentares, da Suíça e de Bangladesh. Algo que coloca o Brasil no centro dos debates mundiais sobre a saúde pública e a cobertura universal dos serviços de saúde. 

Aqui, na OMS, estamos tratando de temas fundamentais para a saúde mundial e, claro, do Brasil. Integro a comitiva brasileira, formada ainda pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e mais dois deputados federais. As discussões se dão em torno dos desafios e metas para que toda a população seja coberta pelos serviços de saúde, que é o alvo da minha relatoria. 

Diante do exposto, reitero meu compromisso com a verdade e lamento que usem minha imagem para distorcer os fatos e me acusar de fugir da votação. Meu compromisso de sempre é com Rondônia e com o Brasil. Seguiremos juntos buscando as soluções que a saúde do nosso país precisa e no combate a todo tipo de irregularidades, como sempre fiz.
 
Mariana Carvalho, 
Deputada Federal



Fale conosco