• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Lazinho garante aprovação para o Dia de Conscientização da Fibromialgia


Assessoria

Publicada em: 26/06/2019 15:16:20 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - O Projeto de lei de autoria do deputado Lazinho da Fetagro (PT) que institui o Dia de Conscientização da Fibromialgia, sendo o dia 12 de maio a data escolhida, foi aprovado pela Assembleia Legislativa e agora aguarda sanção do governador.

A fibromialgia, também conhecida como síndrome da dor generalizada, caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. De causa ainda desconhecida, a síndrome é considerada como uma doença grave e incurável. No Brasil, a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), calcula que a fibromialgia afeta de 3% a 4% da população, sendo a parte feminina mais acometida, especialmente na faixa etária de 30 a 55 anos.

O deputado Lazinho da Fetagro destaca que “uma doença que causa sofrimento a tantas pessoas, mas pouco conhecida, precisa do apoio do Estado para trazer esclarecimentos a sociedade, e contribuir para melhorar qualidade de vida da população que sofre com esta enfermidade.

“Como verificamos, a fibromialgia é uma condição dolorosa generalizada e crônica. A proposta é importante para aqueles que têm a doença, e que além de sofrerem com dores e fadigas por muito tempo, ainda são discriminados por esta não ser uma doença perceptível aos outros”, defendeu.


Fale conosco