• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Câmara de Porto Velho realiza sessão Especial em homenagem aos pais


Assessoria / Jornalista Wilson Souza

Publicada em: 09/08/2019 11:10:40 - Atualizado

SEGUNDO PERÍODO LEGISLATIVO/2019

O presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros (PSB), clamou a proteção DIVINA e abriu a sessão solene, sendo que logo após foi executado o Hino de Porto Velho.

Vereador Edwilson Negreiros (PSB) – Presidente da Câmara Municipal de Porto Velho

O secretário da mesa, vereador Zequinha Araújo (MDB) promoveu a leitura da ordem do dia.

ORDEM DO DIA

Entrega da MOÇÃO DE APLAUSO nº 017/CMPV/2019, em homenagem ao dia dos pais de autoria dos vereadores Zequinha Araújo (MDB), Jurandir Bengala (PR e Edwilson Negreiros (PSB), realizada hoje (08/08/19).

A referida Moção foi aprovada dia 16 de julho último em sessão ordinária pelos vereadores presentes.

RESUMO DA HISTÓRIA DO DIA DOS PAIS NO BRASIL

No Brasil, o "Dia dos Pais" é comemorado anualmente no segundo domingo do mês de agosto. O dia especial dedicado aos pais é celebrado em diferentes datas pelo mundo todo, nos Estados Unidos e outros países, por exemplo, a celebração acontece no terceiro domingo de junho. Em Portugal, Espanha e Itália a data é 19 de março.

O "Dia dos Pais" foi instituído no Brasil em 1953, por sugestão do publicitário e jornalista Sylvio Bhering. No início, a data escolhida havia sido 16 de agosto, data em que comemora o Dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus Cristo, conforme mencionado pela igreja católica. Para que os filhos pudessem aproveitar o momento com os pais (quando os pais supostamente estão de folga do trabalho), a data foi alterada para o segundo domingo de agosto.

Apesar de a data ser muito conhecida hoje em dia, ela só aconteceu por aqui em 16 de agosto 1953. O “Dia do Papai” foi pensado pelo publicitário Sylvio Bhering, que era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima, e queria atrair anunciantes. Foi apenas durante o papado de Paulo VI (entre 1963 e 1978), que 26 de julho passou a ser o dia de São Joaquim e de Sant’Ana, quando é comemorado o Dia dos Avós.

Depois de algum tempo, foi decidido que o Dia dos Pais deveria ser celebrado no segundo domingo de agosto.

Existe a hipótese de que a mudança aconteceu em analogia ao Dia das Mães, que também acontece no segundo domingo do mês. Porém, há quem diga que rolou para que a data sempre caísse aos domingos, o que permite que a família fique mais tempo reunida nesse momento especial.

Os vereadores Zequinha Araújo, Jurandir Bengala e Edwilson Negreiros visivelmente emocionados falaram o que é ser pai: Os edis foram unanimes em dizer sem rodeios, o que abaixo sintetizo:

“Ser pai é abraçar uma dedicação eterna e a tempo inteiro. Não tem como amar um filho sem se entregar integralmente. É por isso que só um pai de verdade conhece o sentido do comprometimento”; Ser pai é amar e dar amor sem pestanejar; Ser pai é beijar, cuidar e fazer crescer seu filho; Ser pai é dar o exemplo, é ser amigo e dar conforto e segurança todos os dias e todas as noites”, finalizaram.

Em seguida o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros convidou os vereadores presentes a fazerem a entrega das moções de aplauso, aliás, muito bem recebida por todos os papais e o público presente aplaudiu cada um, indistintamente.

Alex (legislativo) e Valderez (Val) organizadora da sessão solene

O pai do vereador Edwilson Negreiros, Edilson Negreiros (popularmente conhecido como Ceará Miséria) recebeu das mãos do filho a Moção de Aplauso e com esta nas mães ficou realmente feliz e reluzente, exibindo com orgulho a deferência.

Na seqüência seguem fotos da sessão solene:

Vereadores Zequinha Araújo, Edwilson Negreiro e o popular Edilson Negreiros (Ceará Miséria

Mesa diretora – Vereadores Zequinha Araújo, Edwilson Negreiros e Jurandir Bengala

Patrícia Kelly – Intérprete de libras

Nada mais havendo a ser tratado o presidente da Câmara Municipal de Porto Velho, vereador Edwilson Negreiros (PSB) declamou a seguinte mensagem a todos os pais:

“Ser pai é coisa nobre, é algo sem explicação. É uma sorte maravilhosa e uma maravilhosa forma de viver. É estar presente e dar abraço, oferecer um beijo e abrigar conforto no coração do seu filho. Ser pai é proteger e dar uma segurança sem limitações. Não existe sensação mais bela que cuidar de um filho, educar, ensinar a viver. Ser pai é tudo isso e ainda mais”.

Agradeceu a proteção de DEUS e todos os presentes e encerrou a sessão solene.

Texto: Jornalista Wilson Souza

Fotos: Davi Henrique

Fontes: Sessão especial da qüinquagésima sessão legislativa da segunda legislatura/ MOÇÃO DE APLAUSO nº 017/CMPV/2019/ Vereadores Zequinha Araújo, Jurandir Bengala e Edwilson Negreiros/ Resumo da história sites da net.


Fale conosco