• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

TJRO realiza sessão de aposentadoria do Des. Walter Waltenberg

Manifestações de respeito e de emoção marcaram a sessão de votação da aposentadoria voluntária do desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior


ASSESSORIA

Publicada em: 16/03/2020 18:30:26 - Atualizado

PORTO VELHO-RO: Manifestações de respeito e de emoção marcaram a sessão de votação da aposentadoria voluntária do desembargador Walter Waltenberg Silva Júnior, na manhã desta segunda-feira, no plenário do Tribunal de Justiça de Rondônia.

Após a abertura, pelo presidente do TJRO Paulo Kiyochi Mori, o decano da Instituição, desembargador Eurico Montenegro Júnior, foi o primeiro a se pronunciar sobre a trajetória de Walter Waltenberg.

“Às vezes enfrentava o Tribunal em busca de concretização dos seus ideais, do que pensava ser a missão do Judiciário. Estou convicto de que, na vida privada, terá o sucesso que lhe é devido”.

Inovador, decidido e corajoso foram algumas das qualidades mencionadas pelos desembargadores do Judiciário rondoniense, durante os pronunciamentos realizados na sessão que marcou a despedida de Walter Waltenberg da atuação como magistrado.

Em seu discurso, emocionado pelas palavras de reconhecimento dos colegas e após a apresentação de um vídeo sobre a sua trajetória, produzido pela Coordenadoria de Comunicação do TJRO, Walter Waltenberg confirmou as palavras de seus pares: “se alguma vez tive medo, certamente tive medo de ter medo”.

“Como foi possível viver 35 anos de centenas, milhares de julgamentos, sem sofrer uma única ameaça? Certamente tratar o réu com respeito, não fazer da jurisdição um instrumento de vingança, olhar o acusado como objeto de recuperação, e não um mal a ser extirpado, contribuiu demais para que isso se tornasse efetivo”, afirmou o desembargador, que atuou durante oito anos na Vara da Auditoria Militar.

Ainda durante seu discurso, o aposentando enfatizou a sua afinidade com o direito constitucional. “Respeitar a vontade do constituinte foi o que me guiou por toda a vida, e de todos os princípios que a constituição abriga, elegi o da motivação como essencial para que minhas decisões fossem efetivamente respeitadas”.

Ao formalizar a decisão de aposentadoria, o presidente do TJRO, Paulo Mori, lembrou do início da carreira de Waltenberg na magistratura, agradeceu pela participação na construção da instituição em Rondônia, “onde com certeza fincou um marco muito importante para todos nós”, e desejou êxito na nova caminhada.

Clique aqui para acessar o discurso de despedida do desembargador Walter Waltenberg.


Fale conosco