• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Nota da SESAU sobre o Estado da Saúde em Guajará Mirim

Por isso a Secretaria Estadual de Saúde definiu a criação de uma força-tarefa


Assessoria

Publicada em: 19/05/2020 17:25:49 - Atualizado

Há um compromisso do Governo do Estado em prestar auxilio a população do munícipio de Guajará mirim que não é de hoje que tem sofrido com a baixa qualidade no serviço de saúde da rede básica municipal. E isto tem se refletido com nitidez durante esta pandemia do novo coronavírus.

Por isso a Secretaria Estadual de Saúde definiu a criação de uma força-tarefa, formada por técnicos da Sesau e defesa civil para avaliar a atual situação do sistema de saúde de Guajará mirim e adotar medidas que diminuam o efeito do novo coronavírus.

O Governo enviou para a secretaria municipal de saúde mais de 200 testes rápidos e que até o momento menos da metade foram feitos. Além de enviar mais de seis remessas de equipamentos de proteção individual (EPI), para proteger os profissionais de saúde das unidades básicas, recursos financeiros no valor de Duzentos e trinta e um mil reais (R$231,000.00).

E ainda disponibilizamos o LACEN para realização dos exames para COVID-19, no entanto as amostras são pouquíssimas que chegam ao laboratório.

A equipe fará um levantamento da situação e de como está sendo colocado em prática o Plano de Contingência Municipal que foi definido pela Sesau para que o município colocasse em prática ações para intensificar as ações de prevenção e controle da doença de modo apropriado e eficaz diante da identificação de casos suspeitos e seus contatos.

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE QUE DEVERIAM ESTAR SENDO FEITAS:

A elaboração deste plano visa nortear as ações no município de GuajaráMirim, definindo objetivos e metas e seguindo os protocolos estabelecidos pelo

Ministério da Saúde. Dentre as atribuições a serem seguidas, podemos citar:

• Captura de rumores diante de casos suspeitos de infecção por COVID-19;

• Ampla divulgação de informações e análises epidemiológicas sobre a doença;

• Gestão dos insumos no município;

• Gestão de Recursos Humanos necessários.

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

• Notificação de casos suspeitos e análise das informações das unidades

notificantes;

• Busca ativa de casos suspeitos, surto e óbitos, assim como investigação de comunicantes;


Fale conosco