• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Trump disponivel para reunião EUA-Coreia do Norte. Mas com "condições"

O Presidente norte-americano, Donald Trump, disse hoje ao seu homólogo sul-coreano que está disponível para manter negociações diretas entre os Estados Unidos e a Coreia do Norte


Notícias ao Minuto

Publicada em: 10/01/2018 14:10:18 - Atualizado

A disponibilidade de Trump foi avançada num telefonema com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-In, de acordo com uma transcrição da conversa divulgada pela Casa Branca.

"O Presidente Trump expressou a sua disposição para manter conversações entre os EUA e Coreia do Norte no momento apropriado, nas circunstâncias adequadas", indicou a Casa Branca em comunicado.

Ambos os líderes também sublinharam a "importância de continuar com a campanha de máxima pressão contra a Coreia do Norte".

Segundo o executivo norte-americano, o Presidente Moon agradeceu a Trump pela sua "liderança", que segundo o chefe de Estado asiático contribuiu para tornar possíveis as recentes reuniões entre as duas Coreias.

Seul também divulgou a sua versão da conversa telefónica entre os dois Presidentes, salientando que Trump indicou que "não haverá qualquer ação militar (por parte dos Estados Unidos) durante o diálogo entre as duas Coreias".

O telefonema aconteceu no dia seguinte às duas Coreias terem mantido a primeira reunião formal de alto nível dos últimos dois anos. A Coreia do Norte concordou em enviar uma delegação aos Jogos Olímpicos de Inverno que se realizam na Coreia do Sul e ambos os países concordaram em iniciar conversações sobre formas de reduzir a tensão militar na fronteira.

Moon disse que está disponível a reunir-se com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong Un, para resolver o dilema relacionado com o programa nuclear de Pyongyang. No entanto, disse que êxito de uma cimeira desse nível terá de estar garantido ainda antes de a reunião começar.

Desde que chegou ao poder, Trump já se envolveu em azedas trocas de acusações com o regime norte-coreano devido ao programa nuclear e de mísseis balísticos, chegando a ameaçar com uma intervenção militar de grande escala contra Pyongyang. No entanto, mudou de tom nas últimas semanas, admitindo a possibilidade de falar por telefone com Kim Jong-Un.

No sábado, o Presidente norte-americano já tinha saudado o retomar das conversações formais na península coreana, acrescentando esperar que o diálogo entre os dois países vá além dos Jogos Olímpicos de Inverno.

O vice-Presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, deverá dirigir a delegação norte-americana nos Jogos.



Fale conosco