• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Mensagem de Léo Moraes enfatiza políticas públicas para as mulheres


Rondonoticias/assessoria

Publicada em: 08/03/2018 17:17:29 - Atualizado


RONDÔNIA - “O Dia Internacional da Mulher traz à tona pensamentos importantes sobre o papel da mulher na sociedade, suas lutas e a maneira com que as políticas públicas são realizadas. Como Deputado Estadual, luto para que as mulheres rondoniesenes tenham mais espaço e igualdade de oportunidades no caminho que elas almejam trilhar.

Por onde ando, vejo a garra de milhares de mulheres que superam desafios diários tentando administrar seu tempo entre atividades familiares, profissionais e sociais, sem falar na discriminação e do preconceito que precisam ser enfrentados. Meu compromisso na Assembleia Legislativa é trabalhar cada vez mais para que a mulher tenha seus direitos garantidos e reconhecidos.

Entre nossas ações, está o pedido de melhorias para a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher na capital. Hoje não há atendimento policial especializado em horários em que a violência mais ocorre, como os finais de semana e no período noturno. Segundo o mapa da violência, Porto Velho está entre as dez capitais com maior número de registros de agressões contra a mulher. Uma taxa de 9,5 homicídios por 100 mil habitantes, média cinco vezes acima que a mundial.

No ano passado, firmamos um compromisso que, após a conclusão da 2ª academia de formação da Polícia Civil, haja um remanejamento de uma delegada, quatro escrivãs e cinco agentes policiais com intuito de proporcionar a devida atenção às mulheres do nosso estado.

Além disso, estamos cobrando que efetive em Porto Velho a patrulha da Lei Maria da Pena, voltada para a realização de visitas pela Polícia Militar com caráter preventivo e ostensivo, direcionadas ao combate à violência doméstica. Temos que mudar este cenário. Eliminar e denunciar a violência, principalmente de dentro dos lares. O Estado tem condições de ajustar o horário da Delegacia da Mulher e evitar que mais vítimas fiquem desamparadas.

A saúde da mulher também é uma das áreas que sempre buscamos melhorias. Ainda como vereador, instituímos o Programa de Prevenção e Tratamento do HPV – Papiloma Vírus Humano – e câncer do colo do útero. Segundo o Ministério da Saúde, a cada ano, cerca de 140 mil novos casos aparecem no país. Nossa proposta foi aprovada e com isso, a rede pública de saúde divulga a prevenção, o diagnóstico e o tratamento dessas doenças, além de realizar exames de papanicolau, colposcopia, hibridização, captura híbrida, entre outros.

Nossa ação mais recente foi a destinação de uma emenda parlamentar para aquisição de uma nova ambulância semi-uti exclusiva para a Maternidade Municipal Mãe Esperança, para atender a grande demanda de transferências de gestantes de alto risco, bem como recém-nascidos para os serviços de referência estadual e outros deslocamentos necessários, assim as mamães e seus bebês terão mais conforto e estrutura nessa hora tão aguardada por toda família.

Entendemos que os direitos iguais precisam funcionar, não na literatura, mas no dia a dia. A mulher demonstra força, ousadia. É persuasiva, habilidosa, capaz e delicada. Por isso, precisamos fortalecer ações que promovam o empoderamento das mulheres em Rondônia.

Celebramos este dia com a certeza de grandes conquistas e que continuaremos firmes no propósito de garantir ações de integridade física, social e moral da mulher rondoniense. Queremos lembrar que o respeito e o empoderamento são palavras-chaves para uma sociedade mais justa e equilibrada, afinal, o lugar da mulher é onde ela quiser. Feliz dia da mulher!”

Deputado Estadual Léo Moraes


Fale conosco