• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

LUIZ CLÁUDIO ANUNCIA: Estrutura do Sistema ELO está sendo montada ao lado do Aeroporto


Rondonoticias

Publicada em: 19/03/2018 08:46:47 - Atualizado

PORTO VELHO, RONDÔNIA - O sistema Elo, conjunto de conectores climatizados que ligam as aeronaves às salas de embarque e desembarque, garantindo a chegada ou partida de passageiros com conforto, segurança e acessibilidade, cuja ordem de serviço já foi assinada pelo presidente Temer em 23 de novembro do ano passado, já está sendo montado em galpões próximo ao aeroporto.

A informação é do deputado federal Luiz Cláudio Pereira -PR, que havia prometido lutar e resolver a questão. Ao todo, R$ 6,1 milhões serão investidos na melhoria, composta por dois conectores com elevador e escada que ligarão as salas de embarque e desembarque às aeronaves. A instalação e adequações começaram no dia 1º/12 e deverão ser finalizadas em 180 dias, conforme previsto em contrato.

De acordo com o parlamentar federal, esta é uma conquista que contou também com a participação do senador Ivo Cassol-PP. "Eu e o senador estivemos várias vezes na Infraero tentando resolver essa questão e resolvemos. Era injusto o passageiro ter que enfrentar sol ou chuva até chegar na aeronave para realizar sua viagem.

A principal característica do Elo é que ele não segrega os passageiros e seu funcionamento se assemelha às pontes de embarque convencionais. "Dessa forma, o viajante com deficiência ou dificuldade de locomoção embarca ou desembarca de forma igualitária", afirma o diretor de Gestão Operacional e Navegação Aérea, João Márcio Jordão.

Outro destaque do sistema que será instalado no Aeroporto Internacional de Porto Velho é a sua origem. Por ser totalmente produzido no Brasil, a reposição de peças é mais fácil, além de ter custo de custo de manutenção baixo. "A implantação do Elo é mais barata que a de uma ponte de embarque porque a adaptação do aeroporto é simplificada. Além disso, a estrutura utilizada em um terminal pode ser aproveitada em outro aeroporto", explica Jordão.

Aeroportos com Elo
O Sistema Elo já foi instalado pela Infraero nos aeroportos de Palmas, Porto Alegre, Joinville e Londrina. Ao todo, a empresa já investiu R$ 25,6 milhões nessas estruturas, que ampliaram a acessibilidade e o nível de conforto destes terminais.


Fale conosco