• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Daniel Pereira pode ser candidato à reeleição com Gurgacz de vice


JOCENIR SANTANNA

Publicada em: 09/04/2018 11:47:17 - Atualizado

PORTO VELHO (RO) - O governador Daniel Pereira (PSB), que assumiu o comando do Estado na última sexta-feira, 06, já anunciou que o seu compromisso para as eleições de outubro próximo é com o Senador Acir Gurgacz (PDT), que é pré-candidato à reeleição. O posicionamento de Daniel Pereira é público e foi tomado ainda no ano passado, quando começaram as articulações para o pleito de 2018. No final do mês de março, Daniel participou de um evento promovido pelo PDT, em Vilhena, onde ratificou o seu posicionamento.

Acontece que no início deste ano, Acir foi condenado em segunda instância em um processo envolvendo a empresa Eucatur e o Banco da Amazônia, que ainda cabe recurso. Apesar de confirmar a sua candidatura, se não conseguir reverter a situação até o pleito de outubro, Acir é atingido diretamente pela Lei da Ficha Limpa e estará impedido de disputar as eleições, salvo através de alguma liminar que lhe garanta o registro de candidatura.

Com esta indefinição jurídica por parte do Senador Acir, o nome do governador Daniel Pereira volta às rodas de conversas, como pré-candidato, numa composição com o próprio PDT, que teria como uma de suas opções, o nome do deputado Estadual Airton Gurgacz (PDT/Ji-Paraná), como candidato a vice. Airton foi vice-governador no primeiro mandato de Confúcio Mura (MDB), quando ocupou também a diretoria geral do Detran-RO.

A princípio, Airton é pré-candidato à reeleição, mas diante do possível impedimento do sobrinho de encabeçar a chapa majoritária, não deve se furtar ao pedido do partido, podendo inclusive, se vitorioso no pleito com Daniel, voltar ao comando do Detran a partir de 2019, onde é tido como um dos melhores diretores gerais que passou pelo órgão. Também pode ser opção do PDT como vice numa eventual candidatura de Daniel Pereira, a vereadora de Ji-Paraná, Sílvia Cristina (PDT), que hoje é pré-candidata à Câmara Federal.

Daniel Pereira mantém o seu posicionamento de apoio à pré-candidatura de Acir Gurgacz, mas sabe que é a primeira alternativa no caso de impedimento do Senador.

Fale conosco