• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Deputado Luiz Claudio elogia produtor de café clonal de Theobroma


Rondonoticias

Publicada em: 18/04/2018 14:35:20 - Atualizado

O Deputado Federal Luiz Claudio (PR) tem destacado na tribuna da Câmara Federal que o crescimento da lavoura cafeeira no estado de Rondônia tem permitido o investimento em tecnologia no intuito de produzir cada vez mais cultivares de forma melhorada e adaptada às condições climáticas locais. O café clonal é uma dessas tecnologias que está levando o estado ao topo da produção cafeeira nacional.

Na última semana o deputado Luiz Cláudio participou de uma reunião de campo na propriedade do Sr Iranir, município de Teobroma, um dia especial sobre de discussão e troca de informações sobre o café clonal. O evento foi realizado pela Emater, em parceria com a Embrapa e teve como objetivo mostrar a importância do uso dessas tecnologias para produção dessa qualidade de café, que ganha espaço no estado de Rondônia.

Observando os investimentos feitos em pesquisas para desenvolvimento do café clonal, Luiz Cláudio falou da importância da assistência técnica através da Emater e da pesquisa pela Embrapa, que tem revolucionado a cultura de café no estado.

Por ser muito ligado à produção rural e às famílias do campo, o deputado fez questão de parabenizar Irarir e toda a sua família, por acreditarem no cultivo do café clonal, além de elogiá-lo por ter dado oportunidade para que o filho pudesse concluir o curso de medicina veterinária, preparando-o para sucessão na atividade agropecuária .

“O meu orgulho é ver as nossas famílias de produtores rurais investindo e terndo retono de seus investimentos. O café clonal é uma realidade nas nossas lavouras de Rondônia e vai dar muito retorno financeiro às propriedades. Quero parabenizar o seu Iranir e toda a sua família por acreditar na produção, bem como cumprimentar pela feliz notícia de que seu filho está se formando em medicina veterinária e dará continuidade às atividades na propriedade”, disse o deputado.

No município de Theobroma, a Emater-RO está estimulando a implantação de novas lavouras de café e a procura por técnicas simplificadas tem motivado, nos últimos anos, o aumentado a produção local. “Trata-se de uma parceria entre técnico e produtor bastante participativa para a transferência da tecnologia proporcionando ao agricultor melhor conhecimento da prática e do saber tecnológico do café clonal.


Fale conosco