• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

POLITICA & CIA - Senador nervoso, hotéis irregulares e a diplomacia de Adelino


JOCENIR SANTANNA

Publicada em: 19/07/2018 09:32:55 - Atualizado

Soltou o verbo

O Senador Ivo Cassol não mediu palavras em um programa de rádio no início da tarde desta sexta-feira,20, para acusar o ex-governador Confúcio Moura de quebrar o Estado de Rondônia nestes últimos sete anos. De acordo com Cassol, Confúcio saiu do governo deixando uma dívida bilionária e impagável. Cassol rebateu as informações passadas por Confúcio no mesmo programa, no dia anterior, onde afirmou que o governo não deve nada, e disse que na próxima terça-feira, no Senado, fará nova denúncia contra Confúcio.


Reprovado

Fiscais do Ministério do Turismo estiveram em Porto Velho para vistoria nos meios de hospedagem irregulares. A ação aconteceu nos dias 19 e 20 de abril e teve como objetivo checar estabelecimentos sem o registro obrigatório (Cadastur) junto ao MTur. As agentes visitaram 21 prestadores da cidade, emitindo 10 notificações para os irregulares e 11 termos de fiscalização para os demais estabelecimentos, que estavam fechados ou não tinham característica de meio de hospedagem. De acordo com os ficais do MTur, metade dos hotéis da capital estão operando de forma irregular


Multa de 854 mil

A ação faz parte da operação “Verão Legal 2018” que encerra nesta semana com um saldo positivo de fiscalizações em 26 estados e no Distrito Federal. O objetivo da Operação foi sensibilizar prestadores de serviços turísticos sobre a importância de estar regularizado junto ao órgão máximo de turismo no Brasil, que é o MTur. Quem foi notificado em Porto Velho tem um prazo de até 30 dias para regularizar-se junto ao ministério. O registro também deve ser feito por todo meio de hospedagem existente no país, mesmo aqueles que estão fora das capitais e ainda não foram vistoriados pelos agentes. O cadastro é obrigatório e quem não se regularizar poderá ser autuado e pagar uma multa de até R$ 854 mil.


Relações próximas

Em mais uma demonstração de que quer fazer um governo de bons relacionamentos, o governador Daniel Pereira (PSB) visitou o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) na última quinta-feira, para tratar de investimentos e projetos em parceria com a administração municipal. Daniel Pereira falou da importância de trabalhar em parceria com o Município para proporcionar melhorias pra a capital. As prioridades para o Município, de acordo com Hildon Chaves, são as obras de Infraestrutura, a exemplo de asfaltamento e recapeamento, além de cooperações técnicas entre órgãos de governo que já estão ocorrendo, mas que precisam ser aprofundadas.


Diplomacia

O Deputado Estadual Adelino Follador (DEM) mostrou humildade e diplomacia ao defender um morador da capital que ao acompanhar sessão ordinária desta semana da galeria da Assembleia, se exaltou e acabou xingando os deputados. O presidente Maurão de Carvalho, exigindo respeito aos parlamentares solicitou à segurança da Casa que fechasse os vidros e que retirasse o cidadão da galeria, como manda o regimento da casa. Entendendo o desespero do cidadão, que tinha consigo duas crianças doentes, Adelino pediu para ao presidente Maurão que relevasse a situação e que o cidadão permanecesse na galeria. Maurão aceitou de pronto, mostrando perfeita sintonia com os demais deputados, agradecendo a intervenção de Adelino.


Violência

É impressionante o crescimento da violência em Rondônia, onde vidas estão valendo menos que os objetos. Infelizmente o Governo do Estado não dá mais conta da segurança pública, muito embora tenha aumentado o policiamento ostensivo, com a contratação e treinamento de policiais militares e investimento em infraestrutura. Infelizmente este é um assunto que tem tomado conta de todo o noticiário, onde roubos e mortes tem sido a tônica das manchetes. A sociedade, trancada em casa, está com medo.


Fale conosco