• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Saiba quais são os alimentos que ajudam a combater os sintomas da artrite


Rondonoticias -assessoria

Publicada em: 29/05/2018 08:40:30 - Atualizado

Imagem: reprodução shutterstock.com



Doença crônica, que causa dores e rigidez nas articulações do corpo, a artrite pode ser controlada, dando ao paciente mais qualidade de vida. Em média, 95% dos pacientes em tratamento adequado - ou seja, a grande maioria - consegue viver normalmente, segundo dados do Ministério da Saúde sobre a patologia.

Além do tratamento medicamentoso, indicado pelo especialista conforme cada caso e cada quadro clínico, algumas medidas alternativas também auxiliam na melhora do paciente, como por exemplo inserir no cardápio diário alguns alimentos que contém nutrientes importantes para o organismo.

Alimentar-se adequadamente ajuda na melhora da artrite

Entre os alimentos indicados no combate aos sintomas da artrite estão:

Peixes: os peixes como o salmão, que contém óleos benéficos para o organismo, são os mais indicados. Sardinha e atum também entram na lista. Ambos são ricos em ômega-3, com propriedades anti-inflamatórias, e de quebra ajudam na prevenção de doenças cardiovasculares e na regeneração de tecidos.

Azeite de oliva: também rico em ômega-3, o azeite de oliva também conta com polifenóis, vitamina E e beta-caroteno, com ação anti-inflamatória e antioxidante.

Linhaça e chia: com propriedades excelentes para o organismo como um todo, as duas sementes são excelentes fontes de diversos nutrientes. A linhaça é rica em vitamina E, fibras e ácidos graxos essenciais, reduzindo o colesterol ruim. A chia ajuda na manutenção da massa muscular e previne contra doenças cardiovasculares. Ambas possuem notável efeito anti-inflamatório.

Espinafre: verdura riquíssima em nutrientes, o espinafre contém vitaminas A, C e E, cálcio, potássio, ferro, ômega-3, ácido fólico, luteína, carotenoides e bioflavonoides. Com propriedade antioxidante, auxilia inclusive na prevenção a alguns tipos de câncer.

Além de reforçar a alimentação, outras atitudes contribuem para a redução dos incômodos da artrite.

Exercícios físicos: opte por práticas leves, buscando o fortalecimento da musculatura e a flexibilidade do corpo.

Palmilhas especiais: a utilização de palmilhas em gel auxilia na redução do impacto nas articulações durante a movimentação diária, existem modelos específicos que ajudam a combater a artrite nos pés e pernas.

Alongamentos: alongue-se pela manhã, após muito tempo na mesma posição e ao final do dia. Os alongamentos mantêm o corpo flexível e aliviam as dores.


Fale conosco