publicidade

Campanha de vacinação contra a gripe é prorrogada, mas baixo índice preocupa

Semsau divulgou que 61,32% das pessoas nos grupos prioritários foram vacinadas.

A campanha de vacinação contra a gripe para os grupos prioritários foi prorrogada até o dia 15 de junho em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari, após uma decisão do Ministério da Saúde em estender a data limite da campanha por conta da greve dos caminhoneiros.

Mas conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Semsau) o baixo índice de vacinação nos seis grupos prioritários têm se tornado preocupante. Em maio deste ano, a secretaria havia informado que menos de 40% das pessoas nos grupos prioritários tinham sido imunizadas.

Um mês depois, a cobertura total de vacinação contra o vírus para os grupos está em 61,32%. A estimativa no município é vacinar 17.121 pessoas, mas até o momento somente 10.499 foram imunizadas.

Segundo dados divulgados pela Semsau nesta terça-feira (5), a maior cobertura é dos trabalhadores da saúde, com 86,97%, enquanto a menor é das crianças, com 43,59%.

A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de que pelo menos 90% desses grupos, que incluem crianças, profissionais de saúde, professores, puérperas, idosos e gestantes tomem a vacina.

Quem ainda não tomou a vacina e está incluso em um dos grupos considerado de risco deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ariquemes.

As nove unidades de saúde do município possuem salas de vacinação que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h ao 12h e das 14h às 17h.

Ainda segundo a Semsau, profissionais das UBS’s imunizarão as crianças nas creches mais próximas das unidades, com o objetivo de aumentar a cobertura do grupo prioritário.

fonte: G1

Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.

publicidade