• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

​Calçado infantil incorreto pode trazer sérias alterações nas pernas e pés


Publicada em: 26/07/2018 16:30:24 - Atualizado

Imagem: shutterstock.com

A infância é a fase mais importante do desenvolvimento humano. Nela ocorre uma série de progressos físicos e psicológicos, nos quais nós, os adultos, devemos prestar toda a atenção e suporte para a evolução das crianças. Entre muitos cuidados, a saúde dos pés infantis merece muita atenção.

Nos primeiros meses de vida do bebê, seus pés são muito flexíveis e maleáveis, já que ainda são formados por cartilagens macias que ainda estão em constituição. O crescimento e o enrijecimento ósseo se estendem pelos primeiros anos da infância e por isso a escolha dos calçados deve ser feita com cautela, já que o formato ou material inadequado podem interferir diretamente na formação e no desenvolvimento dos pezinhos e pernas dos pequeninos.

De acordo com um estudo realizado pela UNICAMP, calçados inadequados podem causar inclusive danos emocionais em meninas.

Atualmente, há uma infinidade de modelos de calçados infantis para todos os gostos. Uma breve pesquisa na Pampili mostra a diversidade disponível para todos os estilos, ocasiões e faixas de preço. Entenda quais são as melhores opções para a saúde dos pés infantis em cada faixa etária.

É válido ressaltar que o surgimento de qualquer problema ortopédico em crianças deve ser diagnosticado e tratado por um especialista da área da saúde. Caso observe qualquer anormalidade na formação dos pés, postura ou dificuldade para caminhar, consulte um médico ortopedista.

De zero a 12 meses

Durante o primeiro ano de vida, os calçados infantis tem a simples função de proteger os pés do frio e sujeiras, já que o bebê ainda está engatinhando e prestes a ensaiar seus primeiros passos. O ideal são sapatinhos em tecido maleável que possibilite a transpiração e que não impeça o movimento dos pés. Tente imaginar que esse calçado deve dar ao bebê a sensação de que ele realmente está descalço.

Entre 01 a 03 anos

Durante esse período importante, a criança está aprendendo a explorar suas habilidades de sustentação, aprendendo a andar, correr e até a pular e dançar. Nesta idade, sua curiosidade para aprender novos movimentos é infinita e a maior atenção deve ser dada a sua sustentação. Além de continuar privilegiando materiais e tecidos flexíveis, também é fundamental providenciar calçados com solado plano e macio que dê firmeza aos calcanhares e que seja composto por um sistema antiderrapante. Evite saltos, taxas, cadarços e zípers que podem incomodar a criança e causar acidentes.

De 03 a 05 anos

Nessa idade é muito comum que a criança inicie sua rotina escolar, que também envolve atividades físicas e esportivas. Além disso, a pisada está mais estabilizada e os pés continuam crescendo rapidamente. Os tênis com velcro ou sem amarração são os modelos mais indicados para as brincadeiras e para a rotina. Para os dias mais quentes, sandálias de solado flexível e tiras traseiras (para estabilidade) são boas pedidas. As palavras-chave para a escolha dos calçados são conforto, segurança e amortecimento. Evite calçados confeccionados em plástico, que impedem a respiração dos pés causando o surgimento de fungos, bactérias e do temido chulé.

Dos 05 aos 09 anos

Este é o momento em que os modelos masculinos e femininos se diferenciam cada vez mais, além de a criança manifestar sua autonomia e preferência estética, como cores, formatos e até personagens que desejam calçar. As regras continuam sendo segurança e conforto em primeiro lugar. Verifique se o material permite a transpiração dos pés e se o formato da sola não compromete seu equilíbrio e postura, como no caso de sapatos e botas com salto (que devem ser sempre baixos e deixados apenas para ocasiões especiais).


Fale conosco