• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Aprovado primeiro comprimido digital que pode ser 'seguido' pelos médicos

O fármaco em causa destina-se ao tratamento de esquizofrenia.


Noticias ao Minuto

Publicada em: 16/11/2017 09:07:04 - Atualizado

A Food and Drugs Administration (FDA) dos Estados Unidos acaba de aprovar aquele que é o primeiro comprimido que pode ser digitalmente monitorizado pelos médicos e pacientes enquanto circula pelo corpo humano.

Destinados ao tratamento de esquizofrenia e de episódios maníacos, os comprimidos Aipiprazole Abilify MyCite possuem na sua composição um sensor não digerível que é capaz de circular pelo corpo humano ao mesmo tempo que é controlado digitalmente, uma vez que a informação é diretamente enviada para um smartphone.

Porém, conta a BBC, para que os médicos acedam à informação (que pode demorar entre 30 minutos a duas horas até ser obtida) é, para já, necessário que os pacientes o aprovem.

Este sensor - que tem o tamanho de um grão de areia e fica ativado assim que entra em contacto com o fluído do estômago - tem, para já, como principal objetivo dar aos médicos a certeza de que o paciente tomou ou não a medicação receitada e criar uma espécie de fidelização com os doentes no que diz respeito à toma do fármaco que os ajudará a controlar a doença.

Segundo a BBC, estes novos comprimidos não são aconselhados a pessoas idosas que sofram de algum tipo de psicose associado a demência.


Fale conosco