• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Antibiótico e diarreia. Um efeito secundário comum que pode ser prevenido, saiba como

Um dos efeitos secundários mais comuns da toma de antibióticos é a diarreia. Mas, sabia que pode ser facilmente prevenida?


Noticias ao Minuto

Publicada em: 22/11/2017 09:49:50 - Atualizado

A diarreia causada por antibióticos é uma realidade para cerca de um terço dos pacientes que recorre a este tipo de fármacos para tratar de infeções e problemas bacterianos. Trata-se de um dos efeitos secundários mais comuns na toma de antibióticos e as complicações podem surgir tanto durante a toma do medicamento como até dois meses após o final do tratamento.

Mas, porque é que os antibióticos causam bactérias? Os antibióticos não só atuam nas bactérias nocivas que causam a infeção, como acabam também por afetar todo o ambiente microbiano, provocando um desequilibro dos microrganismos intestinais.

Numa nota enviada às redações, o médico gastrenterologista Jorge Fonseca, explica que "o antibiótico pode, por vezes, ser agressivo para a flora intestinal e alterar o equilíbrio dos intestinos. Uma microbiota intestinal desequilibrada pode provocar uma diarreia, como consequência da toma de um antibiótico destinado a combater uma infeção noutro ponto do organismo".

Para tratar a diarreia ou até mesmo prevenir a sua chegada à boleia de um antibiótico, torna-se importante hidratar o organismo, repondo os líquidos e eletrólitos perdidos por conta da desidratação que a diarreia tantas vezes provoca. Mas é preciso ir mais além e a toma de probióticos é um dos métodos mais eficazes para manter o bom estado da saúde intestinal, conseguindo tanto prevenir como tratar a diarreia.

Os probióticos são microrganismos vivos benéficos para a saúde intestinal. Além de conseguirem travar a diarreia, os probióticos - que podem ser encontrados em alguns alimentos ou suplementos comprados em farmácias - facilitam o sistema o digestivo (ajudando a produzir enzimas essenciais para degradar os nutrientes mais complexos, aumentando a assimilação dos mesmos), previnem as infeções causadas por fungos, uma vez que normalizam o PH intestinal, e produzem antibióticos naturais que, ao serem absorvidos pela corrente sanguínea, combatem infeções existentes em todo o corpo e não só nos intestinos.


Fale conosco