• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Adepto de corridas longas? Estes alimentos dão a energia de que precisa

Para correr é preciso ter energia e para ter energia é preciso comer... e bem. Eis os alimentos que se assumem aliados das corridas longas.


Noticias ao Minuto

Publicada em: 27/11/2017 09:52:53 - Atualizado


A prática de exercício físico pede sempre um plano alimentar à medida das necessidades do atleta e do tipo de treino realizado frequentemente. Além da importância de se ser fiel a uma alimentação cuidada e equilibrada, é fundamental olhar para os alimentos como principais combustíveis do corpo humano, sendo os snacks de pré-treino uma das refeições com mais peso na performance dos atletas.

No caso dos corredores, aquilo que se come ao longo do dia dita o quão longe e o quão rápido o atleta consegue ir, sendo, por isso, um dos fatores com mais peso na capacidade de aguentar as corridas longas sem que os níveis de energia fiquem comprometidos.

Embora o plano alimentar deva variar de atleta para atleta, a verdade é que o corpo humano recorre sempre aos açúcares e às gorduras como fonte de energia, devendo ser estes os macronutrientes a pautar num pré-treino e a proteína num pós-treino, visto ter um 'especial' poder na recuperar e construção muscular.

De acordo com o El Confidencial, antes de uma corrida longa - como uma meia maratona ou até mesmo uma maratona -, o atleta pode recorrer a uma dieta rica em hidratos de carbono nas 48 horas antes da prova, sendo o arroz, a massa, o pão, as batatas e os cereais integrais os melhores aliados. Neste plano rico em hidratos devem excluir-se os fritos (por nada de bom acrescentarem à saúde) e as frutas cítricas verduras cruas, que podem levar a um maior esforço por parte do organismo a digeri-las. O consumo de bebidas alcoólicas deve ser evitado ao máximo.

E como a gordura é também uma fonte de energia por excelência, os atletas devem incluir no seu plano alimentar o abacate, os frutos secos, os peixes gordos e até mesmo um pouco de carne vermelha, embora o consumo desta última deva ser moderado.

Nos momentos que antecedem a corrida longa, o ideal é hidratar o organismo e dar-lhe um 'boost' extra de energia, podendo a banana ser uma excelente aliada, porém, destaca a publicação, quando se comem alimentos mais sólidos deve-se beber mais água para que o corpo os consiga absorver de forma mais célere.

Já depois da corrida longa, o melhor é mesmo repor os níveis de tudo e mais alguma coisa. Isto é, dar ao corpo hidratos de carbono, gorduras e proteínas de uma só assentada, seja através de um iogurte com fruta ou, por exemplo, de um leite achocolatado.


Fale conosco