• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Excesso de exercícios físicos pode causar colapso no seu coração

Especialista explica os riscos cardiovasculares do overtraining


Notícias ao Minuto

Publicada em: 20/02/2019 13:36:05 - Atualizado


Para garantir um coração forte e saudável é necessário, entre muitas coisas, criar uma rotina de exercícios físicos. Segundo diretrizes americanas, deve ser de pelo menos 30 minutos por dia de atividades de baixa a média intensidade ou treinos mais intensos, três vezes por semana. Mas assim como tudo na vida, também é preciso exercitar-se com moderação para evitar a chamada "síndrome de overtraining".

Segundo o cirurgião cardiovascular Marcelo Sobral, a síndrome pode levar o coração a um verdadeiro colapso. "Quando o esportista costuma realizar treinos muito intensos e repetitivos, ele causa um alto nível de estresse no organismo, levando a um fenômeno perigoso caracterizado pela perda da capacidade imunológica, alterações de sono, lesões, dores musculares, fadiga recorrente e mau-humor", explica Sobral.

Dessa forma, com o intuito de fortalecer o corpo a qualquer custo, o esportista acaba enfraquecendo as defesas do organismo e tornando-se mais vulnerável à infecções, doenças metabólicas e distúrbios cardíacos, segundo o cirurgião. "O maior erro de quem decide intensificar os exercícios é não fazer um check-up médico antecipadamente, além de não contar com a orientação de um preparador físico habilitado", afirma o especialista.

De acordo com Sobral, os treinamentos intensos e exagerados também podem causar a redução da frequência cardíaca, sinal de que o coração está se adaptando a sobrecarga de adrenalina; hipertrofia do miocárdio, quando o músculo cardíaco aumenta para melhorar a performance e se adaptar ao alto fluxo sanguíneos, além de sopros e arritmias, resultado do desgaste e alteração nas estruturas cardíacas, que podem levar fatalmente a um mal súbito.

"A receita para evitar o overtraining é exercitar-se com moderação. Fazer pausas entre os treinos é fundamental, assim como intercalar exercícios leves, moderados e intensos na rotina de treinos, sempre respeitando seus limites e seu quadro clínico. Com treinos personalizados é possível alcançar seu objetivo, sem colocar sua saúde em risco", conclui o especialista.



Fale conosco