• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

Semusa prepara ações de prevenção para o carnaval 2019

Em parceria com outros órgãos serão disponibilizados 400 mil preservativos para os dias de folia.


Comdecom

Publicada em: 22/02/2019 11:11:59 - Atualizado



PORTO VELHO, RO - Nesta última quinta-feira (21/2), a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), em parceira com o Comitê Municipal de Segurança Viária, Funcultural e outras instituições, apresentou, aos representantes de blocos carnavalescos e ONGs, as ações que serão desenvolvidas durante os dias de carnaval.

De acordo com a secretária da pasta Eliana Pasini, o foco é intensificar as ações de prevenção que já são feitas e reforçar as unidades de pronto atendimento. “A Semusa está orientando aos gerentes das unidades de urgência e emergência, para que reforcem as escalas de plantão na medida do possível, a fim de atender o aumento da demanda que possa ocorrer nesses dias festivos”.

Prevenção a IST/Aids

A vigilância em saúde vai colocar 400 mil preservativos à disposição, mas, a estratégia desse ano será diferente, avisa a diretora do departamento, Régia Pacheco Martins. “Os preservativos serão repassados diretamente a coordenação dos blocos, que fica então responsável em distribuir aos foliões. A ideia é que sejam distribuídos junto com os kits dos blocos”.

Além disso, os testes rápidos para hepatites virais, sífilis e Aids estarão disponíveis, durante o período de carnaval, nas UPA’s Sul e Leste e no Ana Adelaide, quando as unidades básica de saúde estarão fechadas.

Para o pós-carnaval, quando cresce a procura por testes rápidos, o departamento de atenção básica definiu como unidades referências as UBS Maurício Bustani, Osvaldo Piana e Hamilton Gondin, para a realização dos testes. Uma em cada ponto da cidade.

Através de uma campanha de enfrentamento a violência contra crianças, adolescentes e mulheres, com o slogan ‘Não desvie o olhar, fique atento, denuncie’, a coordenação de vigilância de violências da Semusa fará um alerta para a prevenção de casos de violência durante a festa momesca.

Para casos de violência cometidos contra crianças menores de 12 anos, a unidade de referência para atendimento em saúde é o Hospital Infantil Cosme e Damião. Para aquelas acima de 12 anos e mulheres, a referência é a Maternidade Municipal Mãe Esperança. Aos homens acima de 12 anos, o atendimento deve ser na UPA.

Para denúncias disque 100 para violência contra crianças e 180 para violência contra mulher

UPAS e SAMU

A expectativa é que as unidades de pronto atendimento atendam durante o período de carnaval de 200 a 300 pessoas por dia. A Semusa está orientando os gerentes das unidades de urgência e emergência, para que reforcem as escalas de plantão, na medida do possível, a fim de atender o aumento de demanda que possa ocorrer nesses dias festivos. E também que se abasteçam com todos os insumos necessários.

O Samu atenderá em sua base com sua frota completa, no total de sete ambulâncias, sendo uma de suporte avançado e seis de suporte básico e acompanhando apenas nos blocos municipais. O Samu pode ser acionado pelo 192

Comitê de Trânsito

Vai realizar blitz educativas nos locais de concentração dos blocos com o intuito principal de conscientizar o folião sobre os riscos de beber e dirigir.

CIEVS e Vigilância Sanitária

O centro de informações estratégicas em vigilância em saúde (CIEVS) estará de plantão para casos de possíveis surtos.

A vigilância sanitária também estará de plantão para apurar denúncias.

Telefones:

CIEVS - 99222-2763

Vigilância Sanitária - 984747909


Fale conosco