• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Unidades de saúde realizam VDRL durante a suspensão dos testes rápidos


Publicada em: 26/03/2019 12:16:29 - Atualizado

PORTO VELHO RO - A Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa) recebeu notificação do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, determinando o recolhimento dos lotes de Kit Imuno-Rápido Sífilis – no Sistema Único de Saúde (SUS), da marca Wama, devido ao relato de 316 intercorrências.

A WAMA efetuou a comunicação do desvio de qualidade do produto via sistema NOTIVISA, conforme regulamentação de Tecnovigilância (Notificação número: 2019.01.001126 - ANVISA), assim como seguiu um protocolo de investigação da causa.

Uma das ações foi a verificação, através de testes de controle de qualidade, para garantir que a coloração não afetou a funcionalidade do produto e seus resultados. Mesmo o produto funcionando adequadamente, sem problemas com falsos resultados, a empresa se disponibilizou a trocar todas as soluções, para que o cliente se sinta seguro ao uso e para melhor qualidade visual do mesmo. Porém, segundo orientação da ANVISA, foi definido pelo recolhimento do produto.

A suspensão é apenas para o teste de sífilis. O teste rápido para HIV e Hepatites virais continuam sendo realizados normalmente nas unidades básicas de saúde. A coordenadora do programa municipal de combate a sífilis, Maria de Lourdes, orienta a população que está disponível para diagnosticar a doença o exame de VDRL.

“A pessoa com suspeita da doença pode procurar uma unidade básica, realizar uma consultar médica e o profissional vai solicitar o exame de sangue chamado VDRL, então não há motivo para não diagnosticar e tratar.”

Confira a nota do MS.


Fale conosco