• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 16 de abril de 2024

Epidemiologia confirma dois casos de Leptospirose no interior de RO

Todas as escolas municipais serão inspecionadas e profissionais receberão treinamento sobre controle de roedores


Assessoria

Publicada em: 14/05/2019 11:05:24 - Atualizado

ROLIM DE MOURA RO - A enfermeira Janaína Teodoro Travassos Loose, diretora da divisão de epidemiologia da Secretaria Municipal de saúde de Rolim de Moura, confirmou nesta terça-feira (14) que já foram diagnosticados dois casos de leptospirose (Conhecida como doença do Rato) na cidade.

Ela explica que a leptospirose é uma doença infecciosa transmitida ao homem pela urina de roedores, principalmente por ocasião das enchentes. A doença é causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente principalmente na urina de ratos e apresenta elevada incidência em determinadas áreas, alto custo hospitalar e perdas de dias de trabalho, além do risco de letalidade, que pode chegar a 40% nos casos mais graves. "Sua ocorrência está relacionada às precárias condições de infraestrutura sanitária e alta infestação de roedores infectados", explana.

Janaina relata que os sintomas da doença são: febre; dor de cabeça; dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas. Podem também ocorrer vômitos, diarreia e tosse. Nas formas graves, geralmente aparece icterícia (pele e olhos amarelados), sangramento e alterações urinárias. Pode haver necessidade de internação hospitalar.

“Nossas investigações apontaram que esses dois casos registrados em Rolim de Moura, foram de trabalhadores que limparam um ambiente cheio de urina e fezes de rato e acabaram se contaminando, apesar de terem ficado em estado grave, conseguiu reverter o quadro clinico e esses pacientes já estão de alta” alertou a profissional dando dicas de como evitar a doença nos vestígios de roedores ao esclarecer que é importante evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas.

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés). Outro alerta é fazer controle de roedores - acondicionamento e destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes. O uso de raticidas (desratização) deve ser feito por técnicos devidamente capacitados.

A secretária municipal de saúde, Simone Paes, informou que será realizado um trabalho conjunto entre o Centro de Controle de Zoonoses, Divisão de Epidemiologia e Vigilância Sanitária que farão capacitação dos agentes comunitários de saúde e enfermeiros e vigilância dos casos suspeitos e investigação de casos confirmados, inspeção de todas as escolas e campanhas educativas sobre controle de roedores e capacitação dos agentes e enfermeiros. 


Fale conosco