• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Jair Montes vistoria trabalho do Ipem na verificação de medidores

Representantes da Energisa também acompanharam os trabalhos


Publicada em: 18/09/2019 15:52:55 - Atualizado


PORTO VELHO, RO - Na manhã desta quarta-feira (18), o deputado estadual Jair Montes (PTC) esteve no Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (Ipem), mais precisamente no laboratório metrológico de verificação de medidores de energia elétrica, onde acompanhou de perto a análise realizada pelo órgão nos relógios medidores de energia retirados da casa de cidadãos, seja por denúncia de irregularidades, ou por decisão da própria Energisa. 

O parlamentar foi recebido pelo presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto e pelos representes da Energisa, engenheiro Marcos Flores e Fernando Tupan Gerente de Serviços Comerciais, que apresentaram todo o processo desde a chegada do relógio ao Ipem até a emissão do laudo. 

Segundo Aziz Rahal, existiu uma denúncia afirmando que o instituto não teria profissionais competentes para atuar nesta área. Rahal frisou que o Ipem está preparado para realizar a verificação inicial nos aparelhos. Que o quadro de pessoal conta com servidores concursados, são metrologislas certificados pelo Immetro e com curso de perícia técnica. “Atualmente instalamos mais uma bancada, totalizando duas, para agilizar a verificação nos aparelhos e permitir que o consumidor tenha logo uma resposta sobre o que está acontecendo”, disse. 

Jair Montes fez vários questionamentos sobre a atuação do Instituto, recursos liberados pela Energisa para a execução desse serviço, tempo estimado do trabalho para cada análise. Além disso, verificou que todos os relógios chegam lacrados e identificados pela empresa, e ressaltou que o consumidor tem todo direito de acompanhar essa análise até receber o laudo. “Muito bom saber que o Ipem tem toda essa estrutura, inclusive com sala para o cidadão ser atendido. Precisamos de respostas, a população precisa ter seus direitos garantidos e a constatação se o relógio está ou não com problemas”, afirmou. 

O Gerente de Serviços Comerciais da Energisa, Fernando Tupan informou que após esse resultado, a empresa notifica o consumidor sobre as medidas legais a serem adotadas. Sobre as denúncias de corte ilegal, desrespeito à Lei vigente, acrescentou que a empresa fez investimentos na ouvidoria e salas de atendimento para apurar essas denúncias de forma interna.  Disse que os clientes têm buscado mais informações, que existem essas reclamações, mas cada caso precisa ser avaliado individualmente. 

Comissão Especial 

Jair Montes é autor de requerimento, aprovado pela Assembleia Legislativa, na última terça-feira (17), que criou uma Comissão Especial, composta por três membros, para fiscalizar as ações e denúncias contra a Energisa. Além disso, o parlamentar colocou seu gabinete a disposição da população para tirar dúvidas com a equipe jurídica do deputado.


Fale conosco