• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 17 de abril de 2024

Embora atribuição do Governo Federal, Prefeitura garante atendimento

A assistência aos povos indígenas é prestada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde


Comdecom

Publicada em: 07/11/2019 09:37:01 - Atualizado

PORTO VELHO RO - Embora a saúde indígena seja da competência do Governo Federal, a Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho tem prestado assistência aos índios quando procuram as unidades de saúde da rede municipal de saúde.

A assistência aos povos indígenas é prestada pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) do Ministério da Saúde que é responsável por coordenar e executar a Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas e todo o processo de gestão do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena (SasiSUS) no Sistema Único de Saúde (SUS).

A proposta da Sesai é implementar o modelo de gestão e de atenção no âmbito do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena, articulado com o SUS (SasiSUS), descentralizado, com autonomia administrativa, orçamentária, financeira e responsabilidade sanitária dos 34 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).

Segundo a secretária municipal de saúde, Eliana Pasini, mesmo os povos indígenas tendo esse atendimento específico, os mesmos são atendidos normalmente nas unidades de saúde, caso precisem.

"Nossas unidades de saúde na Ponta do Abunâ contam com o mesmo atendimento que é oferecido na zona urbana de Porto Velho", informou a secretária, acrescentando que a gestão Hildon Chaves vem investindo em melhorias para as unidades de saúde da saúde da zona urbana e rural, inclusive na região da Ponta do Abunã.

"Entregamos ambulâncias para todas unidades de saúde da Ponta do Abunã, estamos viabilizando novos equipamentos e vamos realizar reformas em unidades de saúde da região", concluiu a secretária.



Fale conosco