• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Retorno de servidores afastados reforça atendimento na UPA Leste

Entre os servidores que reassumiram seus postos estão 13 técnicos de enfermagem e dois médicos


Condecom

Publicada em: 26/05/2020 08:27:55 - Atualizado



Dezenove profissionais de saúde lotados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona Leste retornaram ao trabalho esta semana. Eles estavam afastados das funções para o cumprimento do isolamento obrigatório (quarentena) determinado para pacientes contaminados pelo novo coronavírus (Covid-19).

Entre os servidores que reassumiram seus postos estão 13 técnicos de enfermagem e dois médicos, profissionais que atuam no atendimento direto de socorro ao paciente. Os recuperados já entraram na escala de trabalho e voltaram a somar forças na missão de salvar as muitas vidas que buscam a UPA Leste.

Segundo a diretora da UPA Leste, Fernanda de Morais Cirico, ao mesmo tempo em que alguns profissionais retornam, outros são afastados por suspeitas ou confirmação de Covid-19. “É motivo de contentamento vermos nossos colegas recuperados, com boa saúde. Contar com eles também é importante já que constantemente temos baixa na equipe por causa do vírus”.

O período de quarentena de 14 dias é estipulado pelas autoridades em saúde. Segundo a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), Marilene Penati, após o isolamento, se o servidor apresentar boa saúde e nenhum sintoma da doença ele é considerado curado por critério clínico.


De acordo com a Nota Técnica 07/2020, emitida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o retorno dos profissionais de saúde às atividades laborais deve ser acompanhado de medidas de prevenção, como o uso de máscara em tempo integral, inclusive nas áreas de descanso, evitar contato com pacientes imunocomprometidos, além de monitorar os sintomas e buscar reavaliar a saúde ocupacional se os sintomas respiratórios se repetirem ou piorarem.

UPA Sul, Samu, Maternidade e unidades de saúde vivem a mesma situação da UPA Leste, ou seja, enquanto alguns profissionais de saúde retornam, outros se afastam para cumprir a quarentena. “Os servidores mantém comunicação constante com seus diretores imediatos e nós estamos monitorando a condição desses profissionais para garantir que estejam aptos e com boa saúde, que é o mais importante”, explicou a secretária adjunta, Marilene Penati.


Fale conosco