• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

A dieta dos três líquidos, uma moda que preocupa especialistas e não é difícil perceber o porquê.

Esta é uma das dietas mais extremistas dos últimos tempos


NOTICIAS AO MINUTO

Publicada em: 27/12/2017 09:43:20 - Atualizado

Passar o dia apenas a beber água, café ou chá. Esta é uma das mais recentes modas alimentares e, possivelmente, das que mais riscos traz para a saúde.

Por prometer resultados imediatos – especialmente passado um fim de semana de excessos alimentares -, esta dieta é das mais ‘marcadas’ no Twitter, com a hashtag #waterfast (jejum da água) a fazer furor online.

“Pode ser [uma] má [dieta] para os órgãos. É por isso que as pessoas com anorexia podem morrer de ataque do coração. O corpo alimenta-se do coração. O nosso corpo pensa que é uma emergência e tenta prevenir que a reserva de gordura seja usada, então alimenta-se de músculo”, alerta a especialista em distúrbios alimentares Joanne Labiner.

Mesmo com o depoimento de alegados benefícios por parte de quem seguiu ou segue esta dieta – sendo a melhor saúde da pele uma das consequências positivas mais vezes apontada, lado a lado, claro, com a perda de peso acelerada – especialista ouvida pelo Daily Mail alerta para os perigos desta ‘dieta da água’, classificando-a como uma das piores modas alimentares de sempre.

Para o dietista Jo Travers, "há muita coisa má nesta dieta", começando pela privação de vitaminas e minerais que provoca. No blogue The London Nutricionist, citado pelo Independent, a especialista alerta ainda para o facto de esta dieta não ter qualquer fonte de proteína, um macronutriente fundamental para o bom funcionamento do organismo.

Segundo o especialista em saúde dos rins, o médico Jason Fung, esta dieta que inclui apenas três bebidas até pode ser uma opção a curto prazo para quem tem diabetes tipo 2 ou obesidade, contudo, jamais deve ser seguida por conta e risco. O aconselhamento médico é fundamental, assim como o acompanhamento durante o período em que se faz a dita dieta.

Ao procurar a hashtag #waterfast no Twitter é possível ler o testemunhos de alguns seguidores desta dieta, sendo que há quem a faça apenas durante três dias, há quem vá mais longe e alegue que excluiu por completo alimentos sólidos ao longo de 25 dias.


Fale conosco