• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

Você sobre de insônia? Conheça as cinco estratégias para acabar de vez com as insônias

Passou mais uma noite em claro? Está na hora de resolver a situação.


Noticias ao Minuto

Publicada em: 26/10/2017 11:23:38 - Atualizado

Ninguém gosta de ter insónias, muito menos quando estas são frequentes e têm um impacto cada vez mais intenso na rotina diária, aumentando os níveis de cansaço, desconcentração, irritação e até mesmo fome.

Embora seja muitos os fatores que possam contribuir para uma noite em claro (incluindo os genes), é preciso entender que existem gestos diários muitas vezes vistos como inofensivos que nada mais fazem do que acentuar a privação de sono, que é um dos aspetos que mais afeta a saúde e o bem-estar. Sabia que dormir mal pode ser a causa e não a consequência de problemas mentais?

O acompanhamento especializado pode ser uma das formas mais eficazes de compreender a privação que se tem e de conseguir traçar um plano de ação para melhorar a qualidade de sono. E esse plano de ação pode por começar por implicar a criação de uma espécie de 'diário de cafeína', isto é, a anotação diária da quantidade de café, dos horários em que é ingerido e do estado em que a pessoa está nesse momento. Nesse mesmo diário deve constar ainda a referência à presença ou ausência de insónia de modo a tentar encontrar um padrão.

De acordo com a revista Self, travar uma insónia pode não depender apenas da compreensão do próprio comportamento e do efeito da cafeína, mas também de um cobertor pesado. Sim, dormir com algum peso no corpo ajuda a acalmar e a conseguir ter uma noite mais tranquila.

Uma vez que o uso de dispositivos móveis está fortemente associado à má qualidade de sono, mas sabendo que nem sempre é possível banir o seu uso à noite, uma outra estratégia a ter em conta na hora de acabar com as noites em claro é o uso de óculos que protejam os olhos da luz azul dos gadgets.

Os banhos de água quente antes de dormir e recorrer a um suplemento à base de melatonina são outras duas estratégias a ter em conta, devendo esta segunda ser feita apenas com o conhecimento de um profissional de saúde.


Fale conosco