• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Prefeito admite em coletiva que Sistema de Saúde da capital está em colapso total

Hildon detalhou que o “call Center” do município faz encaminhamento de pelo menos mil pessoas por dia com sintomas da doença.


Redação

Publicada em: 23/01/2021 12:11:33 - Atualizado


PORTO VELHO - RO -
 O prefeito da capital, Hildon Chaves-PSDB, convocou coletiva na manhã de sábado, 23, para anunciar que a covid-19 colapsou de vez o sistema de saúde da capital. “Estamos perto de ver pessoas morrendo de covid-19 nas ruas de Porto Velho”, o sistema de saúde está em colapso total”, sentenciou Chaves.

Hildon detalhou que o “call Center” do município faz encaminhamento de pelo menos mil pessoas por dia com sintomas da doença.

Segundo o chefe do executivo de Porto Velho, ainda no início da pandemia o município tinha 21 leitos e depois de esforços da SEMSAU o número foi ampliado para 70 leitos e todos já estão ocupados.

Conseguimos passar mesmo com toda a dificuldade, pela primeira onda de infecção. Criamos o call center, que no auge da pandemia chegou a atender aproximadamente 800 pessoas por dia. Houve uma diminuição na infecção por volta do mês de setembro, outubro e novembro, quando chegamos a ter mais de 200 casos por dia e ficamos em 15 a 20 novos casos diários. Após as festas de fim de ano e relaxamento das medidas de isolamento social, os casos saltaram drasticamente”. 

O Prefeito pediu a conscientização da população. “Sem colaboração da população não tem sistema que dê conta. Se a pessoa adoecer, é real a possibilidade de morrer de coronavírus em Porto Velho. Em São Paulo o Hospital Albert Eistein fechou as portas. Mesmo quem tenha dinheiro e possibilidade de decolar de Porto Velho, não vai decolar, é colapso para tudo quanto é lado”, enfatizou desolado, Hildon Chaves”.

Confira o vídeo da entrevista completa:

VEJA COMO ESTÁ A SITUAÇÃO DA COVID-19 EM RONDÔNIA, NO COMPUTO GERAL, BOLETIM DE 22/01:

http://www.rondonoticias.com.b...



Fale conosco