• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

​Campus Party RO faz do estado referência na região Norte na área digital


Secom

Publicada em: 02/08/2018 11:02:19 - Atualizado


Começou na noite desta quarta-feira (1) a versão completa da primeira edição da Campus Party Rondônia, no Centro de Eventos do Sesi, em Porto Velho. Com expectativa de receber 2 mil pessoas no acampamento e aproximadamente 20 mil visitantes na área Open Campus (gratuita), a feira de tecnologia oferece atrações como corridas e batalhas de drones, área freeplay, exibição de projetos acadêmicos, Internet das Coisas, mostras de sturtups e um espaço voltado para a Educação do Futuro.

O evento é uma co-realização do Governo de Rondônia em parceria com o Instituto Campus Party, que conta ainda com incentivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, e Comunicações, da Telebras, e da Use Telecom, e envolve instituições e empresas com projetos de desenvolvimento tecnológico para diversos setores, e deve tornar o estado em referência na região Norte, como interlocutor da revolução digital.

Serão cinco dias de feira, com 250 horas de conteúdo, durante 24 horas, com internet de alta velocidade, e atividades como maratonas de hacker – hackathons, workshops abordando temas como blockchain, economia digital, empreendedorismo, Big Data, programação e robótica. Entre os hackathons, a Campus Party terá a 4ª edição da Data4Good, uma batalha feita em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), propondo o uso de dados para resolver problemas sociais, desenvolvendo soluções para melhorias da educação pública a partir de dados abertos.

Tem ainda o Hackathon da Justiça Federal de Rondônia (HackaJus) que propõe mais acesso à informação e agilidade nos processos judiciais. São caravanas de todas regiões do país com participantes que passam os cinco dias do evento imersos no mundo tecnológico e suas novidades e oficinas e palestras ministradas por aproximadamente 350 palestrantes nacionais e internacionais.

No Brasil, onde está presente há 10 anos, a Campus Party já tem mais de 20 edições e no mundo a fora, são mais de 70 eventos realizados, com mais de 550 mil campuseiros cadastrados já passou por países como a Argentina, Holanda, Espanha, México, Alemanha, Reino Unido, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia, e Equador.

A edição de Rondônia conta com palestras, desafios e brindes oferecidos pelos patrocinadores, e organizações como a MCTIC, IBICT, Sebrae, Globo, São Lucas, Fiero, Rovema e TJRO. A partir desta quinta-feira (2) a sábado (4) a programação aberta ao público no Open Campus é das 10h às 20h, e no domingo (5), último dia do evento, das 10h às 15h, no Sesi, à Avenida Rio de Janeiro, na capital.

Texto: Vanessa Farias
Fotos: Ésio Mendes


Fale conosco