RONDONOTICIAS domingo, 21 de abril de 2019 - Criado em 11/10/2001

Meteorito cai em Cuba e fragmentos atingem cinco cidades

Fenômeno deixou um rastro no céu, cortado por uma espécie de bola de fogo, e depois causou forte explosão


Notícias ao Minuto

02/02/2019 08:45:56 - Atualizado


Ministério da Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Cuba confirmou a queda de um meteorito na zona oeste da ilha, na sexta-feira, que se desintegrou em inúmeros fragmentos, espalhados pela província de Pinar del Río.

O episódio, que não deixou feridos, foi observado por sete estações meteorológicas, durante dez minutos.

O meteorito deixou um rasto, uma espécie de bola de fogo que cortou o céu, e depois causou uma forte explosão, de acordo com comunicado das autoridades.

O meteorito julga-se ser do tipo pétreo, com uma liga de ferro e níquel, possuindo também uma grande quantidade de silicato de magnésio.

Os fragmentos atingiram as cidades de Los Jazmines, Dos Hermanas, El Guajaní, perto das turísticas Vinales e El Palmarito, onde caiu o maior fragmento, com cerca de 11 centímetros de comprimento, que deixou uma pequena cratera no solo.

Os especialistas recolheram amostras que vão ser submetidas a testes químicos, com o objetivo de entender com melhor precisão o fenômeno que, apesar de ser incomum, não é a primeira vez que acontece na ilha.


Os comentários são via Facebook, e é preciso estar logado para comentar. Os comentários são inteiramente de sua responsabilidade.