• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

Link de golpe da recarga grátis pelo WhatsApp já fez mais de 26 mil vítimas

Recarga de R$ 70,00 em créditos é oferecida em troca do compartilhamento de um link malicioso pelo app


Notícias ao Minuto

Publicada em: 19/04/2018 08:45:30 - Atualizado

TECNOLOGIA - Com a oferta tentadora de recarga de celular, um novo golpe vem sendo executado no WhtasApp. A mensagem já enganou mais de 26 mil usuários do aplicativo em menos de 24 horas. Na mensagem, a recarga de R$ 70,00 em créditos é oferecida em troca do compartilhamento de um link malicioso pelo app. Tal endereço leva à instalação de apps para gerar faturamento aos criminosos, e a recarga prometida nunca ocorre.

De acordo com o Tech Tudo, o ataque foi identificado pela PSafe, por meio do aplicativo DFNDR security. Segundo a empresa de segurança, as vítimas seguem crescendo e, aparentemente, está circulando apenas no Brasil.

No ciberataque, a página visitada pelas vítimas contém comentários falsos do Facebook que simulam usuários beneficiados com as recargas. Os depoimentos acabam encorajando a pessoa a compartilhar a mensagem com os amigos para ter o mesmo benefício.

Para sua proteção a este e outros ataque, é importante desconfiar de links recebidos em mensagens, mesmo que estas sejam enviadas por amigos ou familiares. Alguns aplicativos de segurança podem ajudar na tarefa, alertando sobre a presença de links perigosos. O DFNDR security conta com uma ferramenta anti-phishing capaz de identificar conteúdo suspeito no WhatsApp, Facebook Messenger ou em mensagens SMS. É possível encontrar recursos parecidos também em soluções como AVL e Avira.


Fale conosco