• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

Software e-Cidade começa a ser implantado em três escolas municipais

O sistema permitirá que a população tenha acesso as informações que antes eram disponibilizadas manualmente.


Rondonoticias Comdecom

Publicada em: 03/05/2018 15:26:07 - Atualizado


PORTO VELHO, RONDÔNIA - A Prefeitura de Porto Velho quer tornar as informações e serviços da rede municipal de ensino mais transparentes e de fácil acesso à população.

Esse processo se dará por meio de banco de dados, que está sendo gerado por intermédio do e-Cidade, software de gestão disponibilizado aos municípios, gratuitamente, pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

O software é formado por 11 módulos. O primeiro a ser implantado foi o da educação, que se encontra em fase de homologação pela Coordenadoria Municipal de Tecnologia da Informação Comunicação e Pesquisa (CMTI), responsável sistema no Município. As escolas municipais que estão servindo de modelo são a Cosme e Damião, no Bairro Embratel, a Sementes do Araçá, no São Sebastião e a Joaquim Vicente Rondon, no Cohab.

Para a vice-diretora da Cosme e Damião, Euzeni Almeida, o uso do e-Cidade é um avanço, pois no ano passado (2017) todo e qualquer processo, não só dessa escola, mas de todas que integram a rede municipal, era feito manualmente.

Banco de dados

"Até o momento, 50% dos alunos já foram adicionados ao banco de dados e esse trabalho deve ser finalizado nos próximos dias. Com isso, os professores poderão incluir as informações de cada aluno diretamente no sistema", informa.

O programa vai facilitar e agilizar o trabalho, sobretudo da Secretaria Escolar, pois permitirá a emissão de documentos, a exemplo de transferências. “Outro fator importante é que, a partir de agora, o Censo Escolar será feito com a exportação de dados, otimizando o tempo. Antes gastávamos meses para executar esse trabalho", reforça Euzeni Almeida.

Com uma demanda de 200 alunos e 22 servidores, a Cosme e Damião foi uma das escolhidas pela Semed para o processo de aprendizado sobre a usabilidade do sistema de gerenciamento. "Depois de concluirmos o processo, repassaremos as informações para outras unidades de ensino", declarou a vice-diretora.

Outras unidades

As outras escolas municipais que estão no projeto piloto do e-Cidade, no módulo educação, são Sementes do Araçá, no São Sebastião, e Joaquim Vicente Rondon, no Cohab. Cerca de 1.000 alunos serão contemplados netas duas unidades de ensino.


Fale conosco