• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

Projeto social Voar inicia atividades junto à aviação de segurança


Ascom TRT

Publicada em: 12/09/2019 10:18:30 - Atualizado

PORTO VELHO RO - O Governo de Rondônia oficializou na manhã da segunda-feira (09) o início das atividades do Projeto Voar, que atenderá 230 crianças carentes de Porto Velho por meio de atividades esportivas, culturais e educativas. A iniciativa é integrada à base do Núcleo de Operações Aéreas da Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), cuja obra, entregue em novembro/2018, junto a um complexo esportivo, foi fruto de uma multa trabalhista aplicada pela Justiça do Trabalho em ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). 

A solenidade que aconteceu na própria base contou com a presença do governador de Rondônia, Marcos Rocha; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, desembargador Osmar J. Barneze; da juíza do Trabalho Titular da 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, Marlene Alves de Oliveira; do procurador do Trabalho Carlos Alberto Lopes de Oliveira, além de parlamentares estaduais, autoridades militares e convidados.

O governador Marcos Rocha mencionou em seu discurso a importância que práticas como essas têm para o amadurecimento saudável dos jovens, muitas vezes sendo uma alternativa às atividades de risco em que são submetidos em comunidades de baixa renda. Os materiais necessários como pranchas, toucas, chuteiras, óculos e demais foram distribuídos de maneira gratuita para os matriculados.  

Na ocasião, a juíza Marlene ressaltou que depois da conclusão da obra restava a preocupação sobre o funcionamento da base e da aplicação do projeto. "Hoje, com essa entrega do projeto que se inicia, [ ] cada criança amanhã lembrará que aqui começava sua realização profissional como ser humano", afirmou. 

A juíza também destacou o papel do magistrado José Roberto e de todos que contribuíram para a realização desse relevante projeto social. O acordo com a empresa Enesa Engenharia Ltda. para o pagamento de indenização por dano moral coletivo no valor de R$ 2,5 milhões foi conduzido, na época, pelo juiz do Trabalho José Roberto na 4ª Vara do Trabalho de Porto Velho/RO, que hoje é titular da Vara do Trabalho de Rolim de Moura/RO. 

O procurador Carlos Lopes destacou a origem dos recursos utilizados para a construção, deixando claro que "o intuito do MPT é devolver para a sociedade de forma benéfica o que foi recolhido com o resultado de uma ação por danos morais coletivos contra uma empresa da construção civil, assim garantindo a segurança da população e transformando sonhos em realidade para os jovens".


Fale conosco