• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, terça-feira 23 de abril de 2024

Padre morto em RO é indicado a ‘padroeiro’ do Sínodo da Amazônia

Bispos também pedem a beatificação do padre e que ele seja reconhecido pela Igreja Católica como mártir


Estadão

Publicada em: 13/10/2019 11:24:28 - Atualizado

BRASIL - Um grupo de 200 bispos brasileiros assinou um pedido ao papa Francisco para que o Sínodo da Amazônia tenha como seu padroeiro o padre Ezequiel Ramin, italiano morto no Brasil em 1985. Os bispos também pedem sua beatificação e que ele seja reconhecido pela Igreja Católica como mártir, informa o Vatican News – veículo oficial do Vaticano.

Natural de Pádua, no norte da Itália, Ramin passou cinco anos como missionário no Brasil até sua morte. Ele foi baleado aos 32 anos na região de divisa entre Rondolândia no Mato Grosso, e Cacoal, Rondônia. O assassinato veio após uma crescente tensão entre indígenas e sem-terra, de um lado, e fazendeiros, de outro.

“Padre Ezequiel teve a intuição de propor que somente unidos, índios e camponeses sem terra seria possível melhorar a situação de todos. Colocou na cabeça dessas pessoas a necessidade da convivência na diversidade”, disse ao Vatican News o padre Arnaldo Baritussio, postulador da beatificação. Ele destacou “a sua capacidade de unir e de criar comunhão”.


Fale conosco