• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sábado 20 de abril de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

COMEMORA-SE: Dia do Correio Aéreo Nacional. Dia dos Namorados (Só o Brasil comemora neste dia). Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 12/06/2021 10:47:04 - Atualizado


RONDÔNIA: 1949 – A loja maçônica União e Perseverança entregam ao governo do Território um prédio que seria o colégio Samaritano, em Porto Velho (Em 2017 o governo derrubou o prédio). 1964 – Cassado o deputado federal (PSP-RO) Renato Clímaco de Medeiros.

COMEMORA-SE: Dia do Correio Aéreo Nacional. Dia dos Namorados (Só o Brasil comemora neste dia). Dia Nacional e Mundial de Combate ao Trabalho Infantil

Católicos lembram São Leão III, São Onofre, Santa Alice, São João Sahagun e São Gaspar de Búfalo.

FATOS

1667 - Um garoto francês de 15 anos é o primeiro ser humano a receber transfusão de sangue. 1817 — Primeira forma de bicicleta, a Draisiana, é dirigida por Karl Drais. 1926 — O Brasil se retira da Liga das Nações em protesto contra planos de admissão da Alemanha. 1929 — Nasce Anne Frank, holandesa presa e assassinada pelos nazistas. Seu livro Diário de Anne Frank é um libelo contra o antissemitismo. 1958 — Nasce Maguila, o grande nome do pugilismo brasileiro na década de 1980. 1994 - A Seleção Brasileira de Basquete feminino vence a Rússia por 68 a 67 e conquista o Campeonato Mundial na Austrália.

FOTO DO DIA

Renato Clímaco Borralho de Medeiros, médico, músico, boêmio e uma grande figura humana, chegou a Porto Velho um ano antes da criação do Território do Guaporé, vindo do Pará. Contratado como médico pela Madeira-Mamoré, muitos velhos moradores de Guajará-Mirim ainda lembram dele. Foi prefeito de Porto Velho. Na eleição de 1954 ficou como suplente do ex-governador Joaquim Rondon na única vaga de deputado federal. Em 1955 foi preso acusado de ser membro do Partido Comunista e depois de solto voltou a sua atividade de médico. Em 1957, com a renúncia de Rondon, assumiu como deputado federal. Em 1962 foi eleito deputado federal, ficando no mandato até abril de 1964, quando foi cassado, sendo seu nome colocado escrito à mão na lista em que todos outros estavam com nomes datilografados. Sua cassação gerou mais disputas na vida política local com muitas afirmações que o responsável pelo afastamento do mandato havia sido o ex-governador Aluízio Ferreira usando, para isso, suas amizades com os militares. Em seu lugar tomou posse o suplente, guajaramirense Hegel Morhy.


Fale conosco