• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

O dia na história - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo, São Rafael Arcanjo. Beato Nicolau de Furca.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 29/09/2021 11:05:41 - Atualizado

COMEMORA-SE: Dia do Coração. Dia Internacional do Policial. Dia do Petróleo.

Católicos lembram São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo, São Rafael Arcanjo. Beato Nicolau de Furca.

RONDÔNIA: 1994 – O governador Osvaldo Piana inaugura o “linhão” de transmissão de energia a partir da hidrelétrica de Samuel até Presidente Médici, a 500 KM. 2008 – Morre o ex-bispo coadjutor de Porto Velho, dom Antonio Sarto.

BRASIL

1927 – Nasce Ademar Ferreira da Silva, único brasileiro bicampeão Olímpico (atletismo) salto triplo, em 1952/56. Em 1987 — Vigilância Sanitária constata a contaminação das vítimas do acidente radioativo de Goiânia.

MUNDO

1227 — O Papa Gregório IX excomunga Frederico II da Germânia por não ter participado das Cruzadas. 1547 – Nasce Miguel de Cervantes, autor de Dom Quixote de la Mancha. 1902 – Morre o escritor francês Émile Zola, autor de “J’acuse”, livro que serviu para libertar o oficial (Caso Dreyfus). 1977 - A União Soviética lança estação espacial Salyut 6. 1988 - A NASA lança a STS-26, a primeira missão desde o desastre da Challenger. 1988 – A força de Paz da ONU ganha o Prêmio Nobel da Paz. 2004 - O asteroide 4179 Toutatis passa a 4 distâncias lunares da Terra (em torno de 1 milhão e 600 mil quilômetros).

FOTO DO DIA

Eleição de 1990. Os candidatos a governador, Osvaldo Piana (e), presidente da Assembleia Legislativa e o senador Olavo Pires (d), se encontram na Assembleia Legislativa, - meio escondido por Olavo, está o vice Assis Canuto, de Piana, que liderava um grupo de três “nanicos”: PTR, PSC e PRP. Olavo Pires estava à frente da coligação “Vontade do Povo” (PTB, PDS, PDT e PST), considerado por pesquisas de cunho nacional e parte da imprensa local como “imbatível”, comandando um palanque onde eram comuns as disputas, às vezes o envolvendo. Olavo foi alvo de acusações diversas por adversários o que acabou tirando voto mas fechou o turno em 1º lugar, em torno de 1 mil votos do segundo, Valdir Raupp (PRN) e 6 mil acima do terceiro, Osvaldo Piana. Dias antes do início do returno Olavo foi assassinado e a Justiça eleitoral convocou Piana que venceu Raupp, e foi o primeiro, e único, governador de Rondônia nascido no Estado.


Fale conosco