• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quarta-feira 24 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

Dia do Atleta Profissional, Dia Mundial das Leguminosas


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 10/02/2022 11:24:04 - Atualizado




Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 10 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Dia do Atleta Profissional, Dia Mundial das Leguminosas

RONDÔNIA

1949 – Em reunião na sede do Clube Internacional (PVh) é criada a Associação Médico Cirúrgica do Guaporé, tendo como presidente o médico Ernesto Laudelino de Almeida. Dia 10 - Lei estadual define a data como o “Dia da Policial Militar Feminina” em Rondônia.

Católicos lembram Santa Escolástica, Santos Zótico, Jacinto e Amâncio

BRASIL

1912- Morre o Barão do Rio Branco, chefe da Comissão Brasileira no Tratado de Petrópolis. 1931- Nasce o cantor Cauby Peixoto. 1983- Nasce a ginasta Daiane dos Santos. 1994- Criada a Agência Espacial Brasileira. 2014 - Morre o cinegrafista, Santiago Andrade atingido na cabeça por um rojão no Rio de Janeiro.

MUNDO

1755- Morre o filósofo francês Montesquieu, autor da "teoria da separação de poderes".

FOTO DO DIA

Instituída pelo governador Jorge Teixeira, a Polícia Militar Feminina de Rondônia teve no atual período legislativo, incluído dentre as datas oficiais do Estado, a data de 10 de fevereiro como Dia da Policial Militar Feminina no Estado, uma história que começou quando o governador mandou publicar o decreto nº 717/7.12.1982, criando “na Polícia Militar do Estado de Rondônia” organizações, uma delas, em seu Art. 1º, V, “o Pelotão de Polícia Militar Feminina (Pel PM FEM), Unidade que tem a seu encargo missões de policiamento ostensivo, na Capital, especialmente no trato com menores e mulheres”. Inicialmente duas mulheres foram fazer o curso de oficial, uma delas falecendo durante o período e a outra tornou-se, a coronel PM Angelina Ramirez, comandante-geral da PM-RO, pioneira, dentre mulheres a comandar uma corporação estadual da Polícia Militar no país.



Fale conosco