• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, sexta-feira 19 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Dia do Zelador, Dia Mundial do Enfermo, Dia Oficial de fundação da Casa da Moeda no Brasil.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 11/02/2022 10:26:18 - Atualizado



DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 11 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, Dia do Zelador, Dia Mundial do Enfermo, Dia Oficial de fundação da Casa da Moeda no Brasil.

Católicos lembram Dia de Nossa Senhora de Lourdes, Santa Sotera, São Gabriel I e São Pascoal I

RONDÔNIA

1944 – O governador Aluízio Pinheiro Ferreira assina o decreto 01 do Território Federal do Guaporé, criando a Guarda Territorial, que em 1975 passaria a ser a Polícia Militar.

BRASIL

1911 – Um século do início da Semana da Arte Moderna. 1917 — Morreu Oswaldo Cruz, médico e sanitarista, nome importante na luta pela saúde pública no Brasil. 2019 — O principal jornalista político brasileiro, o apresentador e radialista Ricardo Boechat morre em um acidente, na cidade de São Paulo, aos 66 anos com a queda do helicóptero que viajava.

MUNDO

660 A.C – Dia oficial da criação do Japão. 1847 — Nasce o físico Thomas Edison (EUA), inventor da lâmpada elétrica. 1858 — Primeira aparição da Virgem Maria a Bernadette Soubirous em Lourdes, França. 1929- O tratado de Latrão, pelo qual a Itália reconhece a independência do Vaticano. 2013- O Papa Bento XVI anuncia sua renúncia.

FOTO DO DIA

A Guarda Territoria (GT) do Guaporé foi criada pelo governador Aluízio Ferreira (Dec 01/ de 11.2.1944), tinha “caráter civil, nos moldes militares, regida pelos regulamentos do Exército, para garantir a manutenção da ordem e execução de trabalho público” (). Os GTs faziam de tudo: tirar lenha na selva (foto Portal da PM/RO), abrir ruas, construir prédios e policiar as cidades, muitas vezes saindo de debaixo do sol para compor patrulhas noturnas, como citava o único civil da estrutura inicial, o escritor e jornalista Esron Penha de Menezes. “O Aluízio um dia me chamou e mandou que eu me mudasse, levando só a máquina de escrever para ajudar a selecionar homens para a GT”. Seu 1º comandante foi o 2º tenente EB Antonio Ribeiro Madeira Campos e adjunto o 3º sargento PM/DF Acary Jorge Pereira (). A GT foi extinta pelo Dec. 864 (09.9. 1977) do governador Humberto Guedes que em 1975 criara a Polícia Militar.

(*) Esron Menezes, Retalhos para a história de Rondônia


Fale conosco