• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

Católicos lembram Santa Eulália de Barcelona, São Saturnino e 49 mártires da fé.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 12/02/2022 11:39:33 - Atualizado

COMEMORA-SE

Dia de Darwin. Dia Internacional de Oração pelo Autismo e Síndrome de Asperger, Dia Mundial do Casamento.

Católicos lembram Santa Eulália de Barcelona, São Saturnino e 49 mártires da fé.

RONDÔNIA

1904 – O Congresso Nacional aprova o Tratado de Petrópolis, que dá direito ao Brasil sobre as terras do Acre e autoriza a construção de uma ferrovia (EFMM) margeando as cachoeiras do Rio Madeira permitindo à Bolívia acesso ao Oceano Atlântico.

BRASIL

1997- O Brasil e a Itália firmam acordo de combate ao tráfico de drogas e o crime organizado. 1998 — O presidente FHC sanciona a Lei contra Crimes Ambientais.

MUNDO

1804 — Morreu o filósofo Immanuel Kant. 1809 – Nasce (ING) o naturalista e autor da “Teoria das Espécies”, Charles Darwin. 1932 -Lançamento do filme Drácula, nos EUA. 2001 — Apresentado o sequenciamento do DNA (mapa do genoma humano). 2016 — Papa Francisco e Patriarca Cirilo assinam uma Declaração Ecumênica no 1º de líderes Católicos e Ortodoxos Russos desde 1054.

FOTO DO DIA

Chamado “Bandeirante da Saúde” por sua ação constante a favor da melhora da saúde pública, o cientista Oswaldo Cruz enfrentou a revolta da imprensa e de moradores do Rio de Janeiro (charge) contra ações de saneamento na então capital federal, em 1904. Em 1910 foi contratado para conhecer e tentar reduzir o índice de casos de malária na construção da ferrovia Madeira-Mamoré, tão grave que O. Cruz enviou carta a seu colega sanitarista Salles Guerra, “...isto aqui é de impressionar. A cifra é colossal (...) É um espetáculo tétrico”, conforme a Agência Fiocruz de Notícias (*). Ao ir embora Oswaldo Cruz deixou várias normas, como a obrigatoriedade de aplicação diária de quinino aos trabalhadores e punições, até com demissão, dos que não tomassem. Ontem, dia 11, completaram 105 anos da morte de Oswaldo Cruz.


Fale conosco