• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 18 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do Jornalista Lúcio Albuquerque

Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância


Assessoria

Publicada em: 15/02/2022 08:20:04 - Atualizado


DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 15 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE

Dia Internacional da Luta contra o Câncer na Infância

Católicos lembram São Onésimo, Santa Jovita, São Faustino, São Cláudio de La Colombiere, São Michał Sopoćko e São Sigfrido da Suécia

RONDÔNIA

BRASIL

1841 - Nasceu Campos Sales, o 4º presidente brasileiro, 1898 a 1902. 1878 — Fundação do Theatro da Paz em Belém do Pará. 1894 - Nasceu Osvaldo Aranha, que presidiu a primeira sessão da ONU e a votação que levou à criação do Estado de |Israel.

MUNDO

1493 — Cristóvão Colombo, a bordo da caravela Niña, escreve uma carta aberta (amplamente distribuída em seu retorno a Portugal) descrevendo suas descobertas e os itens inesperados que encontrou no Novo Mundo. 1922 — Primeira sessão do Tribunal Permanente de Justiça Internacional, precursor do Tribunal Penal Internacional. 2003 – O Vaticano abre os arquivos secretos sobre as suas relações com a Alemanha Nazista.

FOTO DO DIA

O município de Nova Brasilândia d’Oeste (RO) foi criado pela Lei nº 157, aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Jerônimo Garcia de Santana em 19 de junho de 1987, com área desmembrada do município de Presidente Médici. O início da povoação começa com a entrada de migrantes em busca de terras no final da década de 1970 e se desenvolveu com o trabalho do Incra, implantando o Projeto de Assentamento Zeferino (PA-Zeferino) e o Projeto Fundiário Guajará, setores Acangapiranga e Rio Branco. A foto, dos primeiros tempos de Brasilândia, é de várias casas de madeira, e em primeiro plano provavelmente um “bolicho” com um comércio já estabelecido. Notória também é a fumaça gerada pela queimada constante de árvores para implantação do núcleo urbano.


Fale conosco