• Fundado em 11/10/2001

    porto velho, quinta-feira 25 de abril de 2024

O Dia na História - Compilação do jornalista Lúcio Albuquerque

Dia do Artesão, Dia do Carpinteiro, Dia do Marceneiro, Dia do Contador de Histórias, Dia do Consertador.


Lúcio Albuquerque

Publicada em: 19/03/2022 11:13:40 - Atualizado


O DIA NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque

jlucioac@gmail.com

BOM DIA 19 DE MARÇO!

COMEMORA-SE

Dia do Artesão, Dia do Carpinteiro, Dia do Marceneiro, Dia do Contador de Histórias, Dia do Consertador.

Católicos lembram São José, esposo de Maria, pai terreno de Jesus.

BRASIL

1534 — Nasce (São) José de Anchieta, jesuíta que atuou no Brasil. 1870 — Estreia no Teatro Alla Scala (Milão) da ópera “O Guarani”, do compositor brasileiro Carlos Gomes. 1964 – Em torno de 1 milhão de pessoas na Marcha da Família com Deus pela Liberdade, contra o governo Goulart e o comunismo. 2019 — O físico Marcelo Gleiser recebe o Prêmio Templeton (contribuição para a afirmação da dimensão espiritual da vida).

• MUNDO

1563 — Assinado o Edito de Amboise, acabando 1ª fase das Guerras religiosas na França, concedendo liberdades aos huguenotes. 1859 – Charles Darwin conclui A Origem das Espécies; 1970 – Pouco depois da derrubada do “Muro de Berlim”, os chefes das duas Alemanhas, Oriental e Ocidental, se encontram, iniciando o processo de unificação nacional.

FOTO DO DIA

No Nordeste, mais precisamente no Ceará – que como no Amapá, é feriado estadual, a data é dedicada a São José, padroeiro mundial da Igreja Católica. Na data, a tradição nordestina reza que se não chover forte, a 19 de março, nem adianta plantar, por que o verão será muito forte, mas se chover, ai é plantar muito que a safra será boa, havendo ainda quem diga que mesmo nordestinos que já tenham saído da região seriam estimulados, pela chuva, a retornar. Em Porto Velho, onde a presença nordestina é muito forte, especialmente a cearense, a data do padroeiro será lembrada com uma celebração na Praça de São José, às 19 horas, no Bairro Mucambo.


Fale conosco